Questões de como ensinar
segundo Freire (1996).
Afirma Freire (1996 p. 11) “Não há docência sem discência”.
Para Freire (1996 p. 13) “O que quero dizer é o seguinte:
quanto mais criticamente se exerça a capacidade de aprender tanto mais se
constrói e se desenvolve o que venho chamando "curiosidade
epistemológica", sem a qual não alcançamos o conhecimento cabal do objeto”.
Aprender exige que do ser humano a
capacidade de saber lidar com a crítica e por meio dela conserta o que está
tendo dificuldade.
Ensinar exige rigorosidade metódica. Na opinião de Freire
(1996 p. 14). “Daí que seja tão fundamental conhecer o conhecimento existente
quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não
existente”. Segundo se deve aprender a lidar com os conhecimentos presentes e
criar conhecimentos novos.
Outro ensinamento de Freire (1996 p. 15) “Ensinar,
aprender e pesquisar lidam com esses dois momentos do ciclo gnosiológico: o em
que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o em que se trabalha a
produção do conhecimento ainda não existente”. O autor expressar o valor de
aprender quando se está passando o conhecimento a outra pessoa.
Para Freire (1996 p. 15) “A "dodiscência" -
docência-discência - e a pesquisa, indicotomizáveis, são assim práticas
requeridas por estes momentos do ciclo gnosiológico”. O autor reflete sobre a
natureza de se ensinar e aprender.
Quando um professor ensinar
há uma necessidade de se pesquisa. Segundo Freire (1996 p. 16) “Não há ensino
sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo
do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco,
porque indaguei, porque indago e me indago”. Freire (1996) Para que aula
aconteça o professor busca encontrar informações para enriquecer um assunto a
ser abordado em aula.
De acordo com Freire (1996 p.16) “Ensinar exige respeito
aos saberes dos educandos”. O autor levanta a questão sobre o valor do aluno
dos seus saberes trazidos de suas comunidades, cabe ao professor saber mediar
este conhecimentos e incentivar seus discente a conquistar novos saberes.
Explica Freire (1996 p.16) “Porque não aproveitar a
experiência que tem os alunos de viver em áreas da cidade descuidadas pelo
poder público para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos e dos córregos
e os baixos níveis de bem estar das populações, os lixões e os riscos que
oferecem à saúde das gentes”.
Do ponto de vista de Freire (1996) ensinar exige
criticidade.
Conforme Freire (1996, p. 17) “A superação e não a
ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser
curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza”. O
autor levar a pensar a educação como uma forma do individuo conseguir superar
suas dificuldades isto ocorre à medida que se passar a investigar um assunto
desconhecido.
Prof. Paulo Freire
Publicado em 18/03/2014
Palestra realizada no
auditório do CDCC em 22 de novembro de 1994, patrocinada pelo IFSC - USP.
PAULO FREIRE Ideales
Mitos y Utopias a finales del siglo XX Universidad de Buenos Aires UBA
Referência
Bibliográfica.
FREIRE, Paulo.Pedagogia
da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa ... Pedagogia da
Autonomia - Saberes necessários a prática educativa - Paulo Freire: ... Ano da
Publicação Original: 1996. Ano da Digitalização: 2002
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