domingo, 14 de setembro de 2014

Questões de como ensinar segundo Freire (1996).

 Questões de como ensinar segundo Freire (1996).

            Afirma Freire (1996 p. 11) “Não há docência sem discência”.  
            Para Freire (1996 p. 13) “O que quero dizer é o seguinte: quanto mais criticamente se exerça a capacidade de aprender tanto mais se constrói e se desenvolve o que venho chamando "curiosidade epistemológica", sem a qual não alcançamos o conhecimento cabal do objeto”.  Aprender exige que do ser humano a capacidade de saber lidar com a crítica e por meio dela conserta o que está tendo dificuldade.
            Ensinar exige rigorosidade metódica. Na opinião de Freire (1996 p. 14). “Daí que seja tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente”. Segundo se deve aprender a lidar com os conhecimentos presentes e criar conhecimentos novos.
            Outro ensinamento de Freire (1996 p. 15) “Ensinar, aprender e pesquisar lidam com esses dois momentos do ciclo gnosiológico: o em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente”. O autor expressar o valor de aprender quando se está passando o conhecimento a outra pessoa.
            Para Freire (1996 p. 15) “A "dodiscência" - docência-discência - e a pesquisa, indicotomizáveis, são assim práticas requeridas por estes momentos do ciclo gnosiológico”. O autor reflete sobre a natureza de se ensinar e aprender.
            Quando um professor ensinar há uma necessidade de se pesquisa. Segundo Freire (1996 p. 16) “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago”. Freire (1996) Para que aula aconteça o professor busca encontrar informações para enriquecer um assunto a ser abordado em aula.
            De acordo com Freire (1996 p.16) “Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos”. O autor levanta a questão sobre o valor do aluno dos seus saberes trazidos de suas comunidades, cabe ao professor saber mediar este conhecimentos e incentivar seus discente a conquistar novos saberes.
            Explica Freire (1996 p.16) “Porque não aproveitar a experiência que tem os alunos de viver em áreas da cidade descuidadas pelo poder público para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos e dos córregos e os baixos níveis de bem estar das populações, os lixões e os riscos que oferecem à saúde das gentes”.
            Do ponto de vista de Freire (1996) ensinar exige criticidade.
            Conforme Freire (1996, p. 17) “A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza”. O autor levar a pensar a educação como uma forma do individuo conseguir superar suas dificuldades isto ocorre à medida que se passar a investigar um assunto desconhecido.
            Na opinião de Freire (1996) cita que ensinar exige estética e ética. De acordo com Freire (1996, p. 18) “Mulheres e homens, seres histórico-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres éticos”. O auto compreende que os indivíduos são seres pensantes que estão sempre aprendendo, quando uma pessoa resolve estudar passar a compreender o mundo que o certa. O indivíduo passa e se torna um formado de opinião e procura compreender o mundo em sua volta de acordo com o contexto, e situação a ser resolvida no cotidiano.


Prof. Paulo Freire
Publicado em 18/03/2014
Palestra realizada no auditório do CDCC em 22 de novembro de 1994, patrocinada pelo IFSC - USP.
PAULO FREIRE Ideales Mitos y Utopias a finales del siglo XX Universidad de Buenos Aires UBA

Referência Bibliográfica.
FREIRE, Paulo.Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa ... Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários a prática educativa - Paulo Freire: ... Ano da Publicação Original: 1996. Ano da Digitalização: 2002


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