Reflexões e sistematização da prática docente. 20/09/2014
Jesus Paiva
1) Para que ensinar o que estou propondo?
A proposta desse estágio é desenvolver a percepção, sensibilidade nos
jovens com aula de apreciação, observação através da visão, audição e execução com atividades
que estimulem a criatividade do aluno em sala.
Desenvolver por meio da apreciação de vídeos sobre várias épocas do Rock
brasileiro a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação motora e
memória.
3) Como meu aluno pode aprender?
O aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso
critico e reflexivo ao trabalhar em sala
os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar, nadas atividades a ser
desenvolvidas.
3) Como meu aluno pode aprender?
O aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso
critico e reflexivo ao trabalhar em sala
os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar, nadas atividades a ser
desenvolvidas.
4) Como avalio essas aprendizagens?
Avaliação de forma qualitativa observando os progressos dos alunos em
cada aula de forma diagnóstica, pontuais e formativas observando os seguintes
itens: Assimilação dos conteúdos propostos em sala de aula; Crescimento dos alunos na assimilação
do conteúdo apresentado. Observar
a interação social entre os alunos através do trabalho individual e em grupo e
interesse na execução das atividades propostas. Realizada a partir dos
trabalhos dos alunos e da participação na aula. Participação nas aulas.
Anotações no caderno. Debate, capacidade
de argumentação, dúvida, interação aluno/professor. Envolvimento, colaboração,
atenção, Resolução das atividades propostas.
5) Reflexão sobre o conteúdo estudado
O conteúdo é exposto de forma gradativa, é explicado com detalhes sobre
como fazer e executar, sempre começo pelo mais simples, um assunto ou prática
que o aluno já tem um maior domínio ex: um aluno que tem uma boa execução
rítmica, começamos por essa etapa, pois assim o aluno sente-se confiante para
passar para a próxima etapa que será mais trabalhosa, ou de um grau de
dificuldade maior.
6) Relação do conteúdo com o contexto
Segundo Schafer (2011)
“ouvir música é uma experiência profundamente pessoal, e hoje, com a
sociedade caminhando para o convencional e uniforme, é realmente corajoso
descobrir que você é um indivíduo com mente e gostos individuais em arte” (p.
12). Seu ensinamento faz refletir sobre
os sons que são produzidos no meio ambiente estimulando assim a percepção
auditiva. Neste contexto pretende-se
por meio de atividades práticas desenvolver a percepção, sensibilidade nos
jovens com aula de apreciação, observação através da visão, audição e execução com atividades
que estimulem a criatividade do aluno em sala, de forma que este o aluno
aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e
reflexivo ao trabalhar em sala os
conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar, nadas atividades a ser
desenvolvidas.
Natureza
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