sábado, 20 de setembro de 2014

Reflexões e sistematização da prática docente. 20/09/2014

Reflexões e sistematização da prática docente. 20/09/2014
Jesus Paiva
1) Para que ensinar o que estou propondo?
A proposta desse estágio é desenvolver a percepção, sensibilidade nos jovens com aula de apreciação, observação através  da visão, audição e execução com atividades que estimulem a criatividade do aluno em sala.

 2) Como ensinar?
Desenvolver por meio da apreciação de vídeos sobre várias épocas do Rock brasileiro a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação motora e memória.

3) Como meu aluno pode aprender?
O aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e reflexivo ao  trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar, nadas atividades a ser desenvolvidas.
3) Como meu aluno pode aprender?
O aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e reflexivo ao  trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar, nadas atividades a ser desenvolvidas.


4) Como avalio essas aprendizagens?
Avaliação de forma qualitativa observando os progressos dos alunos em cada aula de forma diagnóstica, pontuais e formativas observando os seguintes itens: Assimilação dos conteúdos propostos em sala de aula;           Crescimento dos alunos na assimilação do conteúdo apresentado.           Observar a interação social entre os alunos através do trabalho individual e em grupo e interesse na execução das atividades propostas. Realizada a partir dos trabalhos dos alunos e da participação na aula. Participação nas aulas. Anotações no caderno.   Debate, capacidade de argumentação, dúvida, interação aluno/professor. Envolvimento, colaboração, atenção, Resolução das atividades propostas.

5) Reflexão sobre o conteúdo estudado
O conteúdo é exposto de forma gradativa, é explicado com detalhes sobre como fazer e executar, sempre começo pelo mais simples, um assunto ou prática que o aluno já tem um maior domínio ex: um aluno que tem uma boa execução rítmica, começamos por essa etapa, pois assim o aluno sente-se confiante para passar para a próxima etapa que será mais trabalhosa, ou de um grau de dificuldade maior.
6) Relação do conteúdo com o contexto
            Segundo Schafer  (2011)  “ouvir música é uma experiência profundamente pessoal, e hoje, com a sociedade caminhando para o convencional e uniforme, é realmente corajoso descobrir que você é um indivíduo com mente e gostos individuais em arte” (p. 12).  Seu ensinamento faz refletir sobre os sons que são produzidos no meio ambiente estimulando assim a percepção auditiva.       Neste contexto pretende-se por meio de atividades práticas desenvolver a percepção, sensibilidade nos jovens com aula de apreciação, observação através  da visão, audição e execução com atividades que estimulem a criatividade do aluno em sala, de forma que este o aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e reflexivo ao  trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar, nadas atividades a ser desenvolvidas.
 Som do violino. 


Som da cidade.

Som do violão


Natureza

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