Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de Música
Licenciatura em Música à Distância
Estágio Supervisionado em Música 3
Turma: Estágio Supervisionado em Música 4
Polo: Anápolis
Série: 8º
Período: 2°/2014
TEMA DO PROJETO:
História do Rock brasileiro
INTRODUÇÃO:
O Estágio Supervisionado IV em Música será
realizado do dia 15/09 ao dia 20/10/2014 no Instituto Educação de Goiás (IEG)
localizado na Av. Anhanguera, Q 71, 1630, Setor Leste Vila Nova na cidade de
Goiânia/GO em uma Unidade escolar de esfera administrativa estadual, cujo órgão
mantenedor é o próprio Governo do Estado.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Este projeto se fundamenta na aprendizagem baseada no modelo de Swanwick
mais especificamente o modelo 'T.E.C.L.A. Na opinião de Swanwick, (1979) o
modelo consiste em trabalhar os conteúdos de modo conjunto, de forma que possa
favorecer o aumento cognitivo de maneira absoluta. As aulas devem abranger os
elementos seguintes da sigla 'T.E.C.L.A:
T- Técnica (manipulação do instrumento, notação simbólica, audição), E-
Execução (tocar, cantar), C- Composição (criação, improvisação), L- Literatura (história da música) e A-
Apreciação (reconhecimento de estilos/ forma/ tonalidade/ graus). O presente projeto se fundamentará também em Schafer (2011) que considera ser
importante a ideia da experimentação e criação na aprendizagem musical. Segundo
Schafer (2011) “ouvir música é uma experiência profundamente
pessoal, e hoje, com a sociedade caminhando para o convencional e uniforme, é
realmente corajoso descobrir que você é um indivíduo com mente e gostos
individuais em arte” (p. 12). Seu
ensinamento faz refletir sobre os sons que são produzidos no meio ambiente
estimulando assim a percepção auditiva.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
por meio da apreciação de vídeos sobre vários épocas do Rock brasileiro a
sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação motora e memória.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Apreciar e
conhecer como aconteceu a história do rock no Brasil e no mundo.
Apreciar
vídeos relacionados aos períodos do rock brasileiro e no mundo.
Apreciar
e propiciar aos alunos uma relação com a História da era do rock no Brasil.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
História
do Rock brasileiro. Conceituação histórica e desenvolvimento de atividade
prática que envolva música e dança para apresentação dos alunos na feira
cultural da escola, onde os alunos cantem e dance um rock. Apreciação de vídeos
ou cd de diferentes interpretes do rock brasileiros.
METODOLOGIA:
A
metodologia deste projeto está será baseada na apreciação de vídeos do youtube
que contienham a história do rock no Brasil e no mundo. O tema tem como o objetivo aprender e planejar uma atividade em grupo executando
uma música do rock a escolha dos alunos, ou uma criação musical deles a parti
dos vídeos que serão apreciados.
PROCEDIMENTOS:
Chamada
dos alunos pela professora regente.
Apresentação
do projeto, falando em cada turma o tem que será estudado.
Apreciação
visual e auditiva sobre os diversos vídeos no
youtube Rock Brasileiros em diversas
épocas.
Conceituação
histórica e desenvolvimento de atividade prática que envolva música e dança
para apresentação dos alunos na feira cultural da escola, onde os alunos cantem
e dance um rock.
REPERTÓRIO
A
História do Rock Brasileiro - Parte Primeira á cinta parte.
CD
COMPLETO Legião Urbana DOIS
CD
COMPLETO Legião Urbana AS QUATRO ESTAÇÃO
Honda
- Orquestra de Vozes
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
História do Rock brasileiro. Conceituação
histórica e desenvolvimento de atividade prática que envolva música e dança
para apresentação dos alunos na feira cultural da escola, onde os alunos cantem
e dance um rock. Apreciação de vídeos ou cd de diferentes interpretes do rock
brasileiros.
METODOLOGIA:
A metodologia deste projeto está será baseada na
apreciação de vídeos do youtube que contenham a história do rock no Brasil e no
mundo. O tema tem como o objetivo aprender e planejar uma atividade em grupo executando
uma música do rock a escolha dos alunos, ou uma criação musical deles a parti
dos vídeos que serão apreciados.
A
integração entre as atividades de apreciação, execução e composição,
viabilizando também a contextualização, literatura, teoria da música e a
técnica são princípios da Educação Musical contemporânea independente do
pedagogo-musical. Observar o texto das diretrizes, em que os termos são
produção, fruição e contextualização.
PROCEDIMENTOS:
Apresentação
do projeto, falando em cada turma o tem que será estudado.
Apreciação
visual e auditiva sobre os diversos vídeos no youtube Rock Brasileiros em diversas épocas.
Conceituação
histórica e desenvolvimento de atividade prática que envolva música e dança
para apresentação dos alunos na feira cultural da escola, onde os alunos cantem
e dance um rock.
Execução
de efeitos sonoros com atividade de percepção rítmica por meio da audição, e da
expressão corporal explorando os sons do corpo, ou tocando um instrumento de
percussão.
Definição
de grupos para execução e criação de grupos de dupla ou dez alunos para escolher uma música do
estilo rock para uma apresentação pública ou em sala de aula.
Apresentação
de sugestão aos alunos das músicas serem desenvolvida por eles durantes as nove
aulas.
Textos
sobre a era do rádio no Brasil.
Exemplos
de música jingle.
8. RECURSOS MATERIAIS
Sala
de música da escola.
Notebook,
caixa de som.
Retro
projetor.
Caixa
de som e cabos P10;
Vídeo
sobre a história do rock no Brasil, exemplo de música do rock brasileiro em
dirferetnes épocas.
Quadro
negro e giz;
Instrumento
ou percussão. (surdo, ganzá, caxixi, pandeiro, triângulo, tamborim, claves,
agogô). Violão, Guitarra.
Filmadora com todos os recursos necessários para
registro da aula;
9. AVALIAÇÃO
Avaliação de forma qualitativa observando os
progressos dos alunos em cada aula de forma diagnóstica, pontuais e formativas
observando os seguinte itens:
Assimilação dos conteúdos propostos
em sala de aula;
Crescimento dos alunos na
assimilação do conteúdo apresentado.
Observar a interação social entre os
alunos através do trabalho individual e em grupo e interesse na execução das
atividades propostas.
Realizada a partir dos trabalhos dos
alunos e da participação na aula
Participação nas aulas. Anotações no
caderno.
Debate, capacidade de argumentação,
dúvida, interação aluno/professor.
Envolvimento, colaboração, atenção,
Resolução das atividades propostas.
11.REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina tourinho São Paulo, Moderna. 2003.
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina tourinho São Paulo, Moderna. 2003.
SCHAFER,
Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.
SWANICK, K A basis for music education. London:
Routledge, 1979.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.