sábado, 20 de setembro de 2014

História do Rock brasileiro

Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de Música
Licenciatura em Música à Distância
Estágio Supervisionado em Música 3
Turma: Estágio Supervisionado em Música 4
Polo: Anápolis
Série: 8º
Período: 2°/2014
TEMA DO PROJETO:
História do Rock brasileiro

 INTRODUÇÃO:

O Estágio Supervisionado IV em Música será realizado do dia 15/09 ao dia 20/10/2014 no Instituto Educação de Goiás (IEG) localizado na Av. Anhanguera, Q 71, 1630, Setor Leste Vila Nova na cidade de Goiânia/GO em uma Unidade escolar de esfera administrativa estadual, cujo órgão mantenedor é o próprio Governo do Estado.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
 Este projeto se fundamenta  na aprendizagem baseada no modelo de Swanwick mais especificamente o modelo 'T.E.C.L.A. Na opinião de Swanwick, (1979) o modelo consiste em trabalhar os conteúdos de modo conjunto, de forma que possa favorecer o aumento cognitivo de maneira absoluta. As aulas devem abranger os elementos seguintes da sigla 'T.E.C.L.A:   T- Técnica (manipulação do instrumento, notação simbólica, audição), E- Execução (tocar, cantar), C- Composição (criação, improvisação),  L- Literatura (história da música) e A- Apreciação (reconhecimento de estilos/ forma/ tonalidade/ graus).  O presente projeto se fundamentará  também em Schafer (2011) que considera ser importante a ideia da experimentação e criação na aprendizagem musical. Segundo Schafer  (2011)  “ouvir música é uma experiência profundamente pessoal, e hoje, com a sociedade caminhando para o convencional e uniforme, é realmente corajoso descobrir que você é um indivíduo com mente e gostos individuais em arte” (p. 12).  Seu ensinamento faz refletir sobre os sons que são produzidos no meio ambiente estimulando assim a percepção auditiva.
 OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
Desenvolver por meio da apreciação de vídeos sobre vários épocas do Rock brasileiro a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação motora e memória.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Apreciar e conhecer como aconteceu a história do rock no Brasil e no mundo. 
            Apreciar vídeos relacionados aos períodos do rock brasileiro e no mundo.
            Apreciar e propiciar aos alunos uma relação com a História da era do rock no Brasil.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
História do Rock brasileiro. Conceituação histórica e desenvolvimento de atividade prática que envolva música e dança para apresentação dos alunos na feira cultural da escola, onde os alunos cantem e dance um rock. Apreciação de vídeos ou cd de diferentes interpretes do rock brasileiros.
METODOLOGIA:
A metodologia deste projeto está será baseada na apreciação de vídeos do youtube que contienham a história do rock no Brasil e no mundo.  O tema tem como o objetivo  aprender e planejar uma atividade em grupo executando uma música do rock a escolha dos alunos, ou uma criação musical deles a parti dos vídeos que serão apreciados.

PROCEDIMENTOS:

Chamada dos alunos pela professora regente.
Apresentação do projeto, falando em cada turma o tem que será estudado.
Apreciação visual e auditiva sobre os diversos vídeos no youtube  Rock Brasileiros em diversas épocas.
Conceituação histórica e desenvolvimento de atividade prática que envolva música e dança para apresentação dos alunos na feira cultural da escola, onde os alunos cantem e dance um rock.
  REPERTÓRIO
A História do Rock Brasileiro - Parte Primeira á cinta parte.
 Estúpido Cupido
 Faroeste Caboclo - Legião Urbana (VERSÃO MEME)
CD COMPLETO Legião Urbana DOIS
CD COMPLETO Legião Urbana AS QUATRO ESTAÇÃO
Honda - Orquestra de Vozes
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
História do Rock brasileiro. Conceituação histórica e desenvolvimento de atividade prática que envolva música e dança para apresentação dos alunos na feira cultural da escola, onde os alunos cantem e dance um rock. Apreciação de vídeos ou cd de diferentes interpretes do rock brasileiros. 
METODOLOGIA:
A metodologia deste projeto está será baseada na apreciação de vídeos do youtube que contenham a história do rock no Brasil e no mundo.  O tema tem como o objetivo  aprender e planejar uma atividade em grupo executando uma música do rock a escolha dos alunos, ou uma criação musical deles a parti dos vídeos que serão apreciados.
 A integração entre as atividades de apreciação, execução e composição, viabilizando também a contextualização, literatura, teoria da música e a técnica são princípios da Educação Musical contemporânea independente do pedagogo-musical. Observar o texto das diretrizes, em que os termos são produção, fruição e contextualização.
 PROCEDIMENTOS:
Apresentação do projeto, falando em cada turma o tem que será estudado.
Apreciação visual e auditiva sobre os diversos vídeos no youtube  Rock Brasileiros em diversas épocas.
Conceituação histórica e desenvolvimento de atividade prática que envolva música e dança para apresentação dos alunos na feira cultural da escola, onde os alunos cantem e dance um rock.
Execução de efeitos sonoros com atividade de percepção rítmica por meio da audição, e da expressão corporal explorando os sons do corpo, ou tocando um instrumento de percussão. 
Definição de grupos para execução e criação de grupos de dupla  ou dez alunos para escolher uma música do estilo rock para uma apresentação pública ou em sala de aula.  
Apresentação de sugestão aos alunos das músicas serem desenvolvida por eles durantes as nove aulas.
 7. RECURSOS DIDÁTICOS:
Textos sobre a era do rádio no Brasil.
Exemplos de música jingle.
8. RECURSOS MATERIAIS
Sala de música da escola.
Notebook, caixa de som.
Retro projetor.
Caixa de som e cabos P10;
Vídeo sobre a história do rock no Brasil, exemplo de música do rock brasileiro em dirferetnes épocas.
Quadro negro e giz;
Instrumento ou percussão. (surdo, ganzá, caxixi, pandeiro, triângulo, tamborim, claves, agogô). Violão, Guitarra.
Filmadora com todos os recursos necessários para registro da aula;

9. AVALIAÇÃO
Avaliação de forma qualitativa observando os progressos dos alunos em cada aula de forma diagnóstica, pontuais e formativas observando os seguinte itens:
            Assimilação dos conteúdos propostos em sala de aula;
            Crescimento dos alunos na assimilação do conteúdo apresentado.
            Observar a interação social entre os alunos através do trabalho individual e em grupo e interesse na execução das atividades propostas.
            Realizada a partir dos trabalhos dos alunos e da participação na aula
            Participação nas aulas. Anotações no caderno.
            Debate, capacidade de argumentação, dúvida, interação aluno/professor.
            Envolvimento, colaboração, atenção, Resolução das atividades propostas.
11.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina tourinho São Paulo, Moderna. 2003.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.
SWANICK, K A basis for music education. London: Routledge, 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.