Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de
Música
Licenciatura em Música à Distância
Estágio Supervisionado em Música 3
Turma: Estágio Supervisionado em
Música 4
Autora: Cristina Grossi
Revisão e Supervisão: Delmary
Vasconcelos de Abreu
Tutor: Jordanna Vieira Duarte
Aluno: Jesus Pedro Frias Paiva
Número da matrícula: 110044894
Polo: Anápolis
Série: 8º
Período: 2°/2014
Identificação.
Nome do estagiário: Jesus Pedro Frias Paiva.
Instituição de atuação: Instituto Educação de Goiás-Ieg - Setor
Leste Vila Nova, localizado na Av Anhanguera, Q 71, 1630, Setor Leste Vila
Nova, Goiânia.
Nome da professora de música
cooperante:
Ana Cláudia Ferreira do Nascimento.
Turno Vespertino: Quinta-feira turma do 9º ano B.
Horário primeira aula de 13h50 às 14h40. Segunda aula 14h40mim as 15h30mim.
Turma
com 21 meninos e 29 meninas. Faixa de idade 13 a 16 anos.
Período
de estágio: 15/09/2014 – 20/10/2014
Total
de horas: O estágio terá uma jornada de atividade de 2 h semanais.
1. TEMA DO PROJETO:
História do
Rock brasileiro
2. INTRODUÇÃO: Texto sobre o contexto do projeto, proposta pedagógica do local e apresentação do projeto a ser desenvolvido; justificativa.
2. INTRODUÇÃO: Texto sobre o contexto do projeto, proposta pedagógica do local e apresentação do projeto a ser desenvolvido; justificativa.
O Estágio Supervisionado IV em Música será realizado do dia 15/09 ao dia 20/10/2014 no Instituto Educação de Goiás (IEG) localizado na Av. Anhanguera, Q 71, 1630, Setor Leste Vila Nova na cidade de Goiânia/GO em uma Unidade escolar de esfera administrativa estadual, cujo órgão mantenedor é o próprio Governo do Estado.
Oferece o ensino fundamental II no período vespertino, ensino médio no período matutino e noturno, o curso técnico profissionalizante em cozinha integrado ao ensino médio no período noturno atendendo à clientela de toda região metropolitana de Goiânia.
Grande parte da clientela da escola é constituída por alunos oriundos de setores e municípios próximos. A escola atende 2.583 alunos nos três turnos, com faixa de idade no fundamental II de 11 a 16 anos e, no ensino médio, 15 a 17 anos. Há 40 funcionários no administrativo e mais 120 professores ministrando aulas em diferentes disciplinas.
A escola possui infraestrutura com duas quadras cobertas e uma descoberta, três piscinas, duas em uso e uma em manutenção, um pátio, um pátio descoberto, um saguão coberto, entorno da escola com área verde, um teatro em reforma, 22 turmas em sala no período matutino, 16 turmas em sala no período vespertino e 16 turmas no período noturno, uma sala para professores e outra para a secretaria da escola, uma sala destinada aos instrumentos da banda e ao lado, outra para a secretaria e mais uma sala para o arquivo da escola.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Este projeto se fundamenta na aprendizagem baseada no modelo de Swanwick
mais especificamente o modelo 'T.E.C.L.A. Na opinião de Swanwick, (1979) o
modelo consiste em trabalhar os conteúdos de modo conjunto, de forma que possa
favorecer o aumento cognitivo de maneira absoluta. As aulas devem abranger os
elementos seguintes da sigla 'T.E.C.L.A:
T- Técnica (manipulação do instrumento, notação simbólica, audição), E-
Execução (tocar, cantar), C- Composição (criação, improvisação), L- Literatura (história da música) e A-
Apreciação (reconhecimento de estilos/ forma/ tonalidade/ graus).
O presente projeto se
fundamentará também em Schafer (2011)
que considera ser importante a ideia da experimentação e criação na
aprendizagem musical. Segundo Schafer
(2011) “ouvir música é uma
experiência profundamente pessoal, e hoje, com a sociedade caminhando para o
convencional e uniforme, é realmente corajoso descobrir que você é um indivíduo
com mente e gostos individuais em arte” (p. 12). Seu ensinamento faz refletir sobre os sons
que são produzidos no meio ambiente estimulando assim a percepção auditiva.
Neste contexto pretende-se por meio
de atividades práticas desenvolver a percepção, sensibilidade nos jovens com
aula de apreciação, observação através
da visão, audição e execução com atividades que estimulem a criatividade
do aluno em sala, de forma que este o aluno aprenda a ser um indivíduo que
aprenda a desempenhar o senso critico e reflexivo ao trabalhar em sala os conteúdos e conceitos
que lhe permitam pensar, nadas atividades a ser desenvolvidas. Este projeto se
justifica por pretender propiciar uma aprendizagem da música através dos
conhecimentos trazidos por cada indivíduo levando em consideração os saberes
específicos da linguagem musical, em específico a experiência do indivíduo com
a experiências por meio da apreciação, e performance por meio da imitação e da
interação na sala de aula. As aulas serão elaboradas visando que os alunos
aprendam a trabalhar as propriedades dos sons (timbre, intensidade, altura e
duração) e aprendam a desenvolver a atenção, memória, raciocínio com trabalhos
individuais e em grupo. O tema apresentados
para o estágio, também será trabalhado pela professora regente em suas
outras turmas do 9º ano.
4. OBJETIVOS:
4.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver
por meio da apreciação de vídeos sobre vários épocas do Rock brasileiro a
sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação motora e memória.
4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Apreciar e
conhecer como aconteceu a história do rock no Brasil e no mundo.
Apreciar
vídeos relacionados aos períodos do rock brasileiro e no mundo.
Apreciar
e propiciar aos alunos uma relação com a História da era do rock no Brasil.
Conhecer e
compreender por meio de vídeos, Power point e/ou textos como produzir a historia do rock
internacional e no Brasil.
Desenvolver
em grupo atividades de expressão corporal, e/ou acompanhamento de instrumento
de percussão que possam ser utilizada na
células de acompanhamento do rock.
Desperta
atividades em conjunto por meio de uma canção do rock ou criar uma música em
conjunto com a celular rítmica do rock.
Investigar
as possíveis relações entre a cultura musical do rock presente no cotidiano.
Desenvolver
o trabalho em grupo para a criação por meio de dupla ou em conjunto de uma
música do rock a escolha do aluno, ou uma letra de sua criação.
5. REPERTÓRIO
A
História do Rock Brasileiro - Parte Primeira á cinta parte.
Estúpido
Cupido
Faroeste
Caboclo - Legião Urbana (VERSÃO MEME)
CD
COMPLETO Legião Urbana DOIS
CD
COMPLETO Legião Urbana AS QUATRO ESTAÇÃO
Honda
- Orquestra de Vozes
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
História do Rock brasileiro. Conceituação histórica e
desenvolvimento de atividade prática que envolva música e dança para
apresentação dos alunos na feira cultural da escola, onde os alunos cantem e
dance um rock. Apreciação de vídeos ou cd de diferentes interpretes do rock
brasileiros. Este projeto busca propiciar uma aprendizagem da música através
dos conhecimentos trazidos em cada indivíduo levando em consideração os saberes
específicos da linguagem musical que são: distribuição dos sons que acontece de
forma sucessiva e simultânea. Aulas em que os alunos aprendam a trabalhar as
propriedades dos sons que são: timbre, intensidade, altura e duração e consiga
desenvolver a atenção, memória, raciocínio com trabalhos individuais e em
grupo.
METODOLOGIA:
A
metodologia deste projeto está será baseada na apreciação de vídeos do youtube
que contienham a história do rock no Brasil e no mundo. O tema tem como o objetivo aprender e planejar uma atividade em grupo executando
uma música do rock a escolha dos alunos, ou uma criação musical deles a parti
dos vídeos que serão apreciados. Os procedimentos para a turma do 9º ano B será
apreciação de vídeos do youtube e atividades de pesquisa sobre o rock no Brasil
e o rock internacional, mais uma atividade prática em sala de aula. A integração entre as atividades de
apreciação, execução e composição, viabilizando também a contextualização,
literatura, teoria da música e a técnica são princípios da Educação Musical
contemporânea independente do pedagogo-musical. Observar o texto das
diretrizes, em que os termos são produção, fruição e contextualização.
PROCEDIMENTOS:
Chamada
dos alunos pela professora regente.
Apresentação
do projeto, falando em cada turma o tem que será estudado.
Apreciação
visual e auditiva sobre os diversos vídeos no youtube Rock Brasileiros em diversas épocas.
Conceituação
histórica e desenvolvimento de atividade prática que envolva música e dança
para apresentação dos alunos na feira cultural da escola, onde os alunos cantem
e dance um rock.
Execução
de efeitos sonoros com atividade de percepção rítmica por meio da audição, e da
expressão corporal explorando os sons do corpo, ou tocando um instrumento de
percussão.
Definição
de grupos para execução e criação de grupos de dupla ou dez alunos para escolher uma música do
estilo rock para uma apresentação pública ou em sala de aula.
Apresentação
de sugestão aos alunos das músicas serem desenvolvida por eles durantes as nove
aulas.
Simulação
de um festiva de canto com música do rock após apreciação de vídeo.
7. RECURSOS DIDÁTICOS:
Textos
sobre a era do rádio no Brasil.
Exemplos
de música jingle.
8. RECURSOS MATERIAIS
Sala
de música da escola.
Notebook,
caixa de som.
Retro
projetor.
Caixa
de som e cabos P10;
Vídeo
sobre a história do rock no Brasil, exemplo de música do rock brasileiro em
dirferetnes épocas.
Quadro
negro e giz;
Instrumento
ou percussão. (surdo, ganzá, caxixi, pandeiro, triângulo, tamborim, claves,
agogô). Violão, Guitarra.
Filmadora
com todos os recursos necessários para registro da aula;
9. AVALIAÇÃO
9. AVALIAÇÃO
Avaliação de forma qualitativa observando os
progressos dos alunos em cada aula de forma diagnóstica, pontuais e formativas
observando os seguinte itens:
Assimilação dos conteúdos propostos
em sala de aula;
Crescimento dos alunos na
assimilação do conteúdo apresentado.
Observar a interação social entre os
alunos através do trabalho individual e em grupo e interesse na execução das
atividades propostas.
Realizada a partir dos trabalhos dos
alunos e da participação na aula
Participação nas aulas. Anotações no
caderno.
Debate, capacidade de argumentação,
dúvida, interação aluno/professor.
Envolvimento, colaboração, atenção,
Resolução das atividades propostas.
10. CRONOGRAMA
História
do Rock brasileiro.
Data
|
Horário
|
Tema da aula
|
Objetivos
|
Atividades
|
18/09/14
1ª aula e 2ª aula.
|
13h:50mim às 14h:40mim. Segunda
aula 14h40mim as 15h30mim.
|
Apreciação de músicas do Rock brasileiro.
|
Apreciar músicas de diferentes
interprete do rock brasileiros.
|
Apreciação de vídeos
Conceituação histórica e
atividade prática que envolva música.
|
25/09/14
3ª aula e 4ª aula.
|
13h:50mim às 14h:40mim.
Segunda
aula 14h40mim as 15h30mim
|
Evolução do rock até nossos
dias.
|
Executar
uma canção do rock brasileiro para apresentar junto com o trabalho de
contextualização.
|
Criação de grupo para trabalho
de pesquisar escolha de música e apresentação em sala.
|
02/10/14
|
13h:50mim às 14h:40mim. Segunda
aula 14h40mim as 15h30mim
|
Celular rítmica do rock.
|
Criar de forma improvisada e executar
a celular rítmica do rock.
|
Reprodução da celular do rock
por meio da expressão corporal em sala.
|
09/10/14
5ª aula e 6ª aula.
|
13h:50mim às 14h:40mim. Segunda
aula 14h40mim as 15h30mim
|
Rock
|
Trabalhar um rock em sala com
expressão corporal.
|
Participação dos alunos em um
modelo de apresentação de música com rock.
|
16/10/14
7ª aula e 8ª aula.
|
13h:50mim às 14h:40mim. Segunda aula 14h40mim as 15h30mim
|
Aula expositiva.
|
Apresentar o trabalho em grupo
e performance.
|
Apresentação de trabalhos.
|
23/10/14
Aula de despedida da turma.
|
13h:50mim às 14h:40mim
|
Aula expositiva.
|
Apresentar o trabalho em grupo e performance.
|
Apresentação de trabalhos.
|
Universidade
Aberta do Brasil
Universidade
de Brasília
Instituto
de Artes - Departamento de Música
Licenciatura em Música à Distância
Estágio
Supervisionado em Música 2
PLANOS
DE AULA
Nome do estagiário: Jesus Pedro Frias Paiva.
Instituição de atuação: Instituto Educação de Goiás-Ieg -
Setor Leste Vila Nova, localizado na Av Anhanguera, Q 71, 1630, Setor Leste
Vila Nova, Goiânia.
Nome da professora de música
cooperante:
Ana Cláudia Ferreira do Nascimento.
Turno Vespertino: Quinta-feira turma do 9º ano B.
Horário primeira aula de 13h50 às 14h40. Segunda aula 14h40mim as 15h30mim.
Turma
com 21 meninos e 29 meninas. Faixa de idade 13 a 16 anos.
Período
de estágio: 15/09/2014 – 20/10/2014
Total
de horas: O estágio terá uma jornada de atividade de 2 h semanais.
AULA 1
Tema da aula:
Apreciação
de vídeos rock brasileiro.
Conteúdos:
História
do Rock brasileiro. Conceituação histórica e desenvolvimento de atividade
prática que envolva música e dança para apresentação dos alunos na feira
cultural da escola, onde os alunos cantem e dance um rock.
Apreciação de vídeos ou cd de
diferentes interpretes do rock brasileiros.
Objetivos:
Apreciar e conhecer o Rock
Brasileiro através de vídeos ou cd.
Apreciar e conhecer o ritmo dos
sons presente nas músicas do Rock Brasileiro.
Propor aos alunos criarem uma
composição de acordo com a trilha sonora apreciada.
Procedimentos:
Apresentação pessoal e sobre o estágio a ser
realizado em 6 semanas. Estabelecimento de regras.
Chamada
Apreciação visual e auditiva sobre os diversos Rock
Brasileiros em diversas épocas.
Conceituação
histórica e desenvolvimento de atividade prática que envolva música e dança
para apresentação dos alunos na feira cultural da escola, onde os alunos cantem
e dance um rock.
Repertório:
A
História do Rock Brasileiro - Parte Primeira
Celly Campello – Novela Estupido Cupido 1959 – HD.
A
História do Rock Brasileiro - Parte Segunda
A
História do Rock Brasileiro - Parte Terceira
Barão
Vermelho Rock in Rio 1985.avi
1/2 -
Rock Brasileiro (Anos 80) no programa Aconteceu (Rede TV)
Elvis Presley - Blue Suede Shoes 1956 (COLOR and STEREO)
Elvis Presley - Mexico (special edit)
Elvis Presley - King creole HD
No Tempo da Jovem Guarda
GLOBO REPORTER 40 ANOS DA JOVEM GUARDA
Rock dos anos 80
Estúpido
Cupido
Faroeste
Caboclo - Legião Urbana (VERSÃO MEME)
CD
COMPLETO Legião Urbana AS QUATRO ESTAÇÃO
Honda - Orquestra de Vozes
Recursos
Didáticos e Materiais:
Data
Show, notebook e caixa de som.
Lousa
interativa, Datashow.
Avaliação:
Avaliados de acordo com a participação nas atividades
desenvolvida, assiduidade e participação nas aulas. Relatório reflexivo dos
alunos sobre a aula dos pontos que foram bem sucedidos e problemáticos durante
a aprendizagem.
Realizada
a partir dos trabalhos dos alunos e da participação na aula
Participação
nas aulas. Anotações no caderno.
Debate,
capacidade de argumentação, dúvida, interação aluno/professor.
Envolvimento,
colaboração, atenção, Resolução das atividades propostas.
AULA 2
Tema da aula:
Apreciação da evolução do rock até nossos dias.
Conteúdos:
Execução da música das trilhas sonoras apreciada utilizando
os arranjos criados pelos alunos com expressão corporal e/ou instrumento de
percussão.
Objetivos:
Executar
uma canção do rock brasileiro a escolha do aluno.
Entregar
de trabalho de contextualização sobre o Rock no Brasil.
Desenvolver
a estruturas do pensamento para que possam aprender a escutar identificar,
reconhecer os elementos presentes da música presente nas músicas apresentadas.
Identificar
células rítmicas, notas, e melodias que se repetem.
Procedimentos:
Chamada
Estabelecimento de regras.
Organização da sala de musica e buscar os alunos na
a sala de aula.
Apresentação de vídeos com percussão ou expressão
corporal.
Formação de grupos e reproduzir por
meio da expressão corporal e/ou instrumento efeitos sonoros ou melódicos das
músicas apresentadas.
Atividade prática em sala sobre as músicas
apresentadas, por meio da expressão corporal (batidas na carteira, palmas, ou
batidas no beiro e palmas), e/ou com instrumento de percussão Instrumentos
percussão da escola (surdo, afoxé, ganzá, caxixi, reco-reco, pandeiro,
triangulo, tamborim, claves, agogô), Flauta, violão.
Repertório:
Sugestão de repertorio.
Legião Urbana - Será
Legião Urbana - Que país é esse? (Clipe Oficial)
Apreciação Musical.
Concerto Sinfônico Legião Urbana - Ao Vivo no Rock in Rio (CD e DVD - Trailer Oficial)
Rock In Rio 2011 - Guns N' Roses - Full Show (Completo) - Best Quality
BARBATUQUES - Percussão Corporal - sp br 3
Vivaldi
Concerto for Four Violins and Rock Orchestra
COLDPLAY - Viva la Vida - Full Edmon
Best Coin
Ever Spent
Recursos
Didáticos e Materiais:
Caixa
Aparelho de som, televisão, CD, DVD. Retroprojetor. Microcomputador. Filmadora
para o registro das aulas. Vídeos com áudios das músicas apreciadas.
Instrumentos
percussão. (surdo, ganzá, caxixi, reco-reco, pandeiro, triangulo, tamborim,
claves, agogô, afoxé ). Violão, Flauta.
Avaliação:
Crescimento dos alunos na assimilação do conteúdo
apresentado.
Observar a forma mais expressiva e produtiva na realização
da atividade em grupo.
Observar a interação social entre os alunos através do
trabalho individual e em grupo e interesse na execução das atividades
propostas.
Realizada a partir dos trabalhos dos alunos e da
participação na aula
Participação nas aulas. Anotações no caderno.
Debate, capacidade de argumentação, dúvida, interação
aluno/professor.
Envolvimento, colaboração, atenção, na resolução das
atividades propostas.
AULA 3
Tema da aula:
Celular rítmica do rock
Conteúdos:
Percussão corporal: um meio de
expressão
Criação de improviso das músicas
apreciadas por meio da expressão corporal e/ou instrumentos de percussão.
Reprodução da celular do rock por
meio da expressão corporal em sala.
Objetivos:
Criar de forma improvisada e
executar a celular rítmica do rock.
Estimular o aprendizado da
percussão corporal.
Demonstrar celular rítmica
presente na trilha sonora por meio da criação de improviso.
Construir a trilha sonora com sons
do corpo e/ou instrumentos de percussão.
Procedimentos:
Chamada
Estabelecimento de regras.
Identificando um a celular rítmica
em uma trilha sonora e executar por meio da criação de improviso.
Apresentação de vídeo com percussão corporal.
Demonstração de alguns timbres corporais com batidas de pés,
palmas coxas, barriga, peito, palmas abertas e fechada e efeitos com a boca e
palmas.
Organização dos alunos em grupos para que reproduza celular
rítmica, efeitos sonoros, melodia com a voz da melodia presente na trilha
escolhida pelo grupo.
Reprodução da celular do rock por
meio da expressão corporal em sala.
Repertório:
Recursos Didáticos e Materiais:
Notebook e caixa de som
Expressão corporal ou instrumentos
de percussão (surdo, ganzá, tamborim, caxixe).
Caixa. Aparelho de som, televisão,
CD, DVD. Retroprojetor. Microcomputador. Filmadora para o registro das aulas.
Vídeos com áudios das músicas apreciadas.
Instrumentos percussão. (surdo,
ganzá, caxixi, reco-reco, pandeiro, triangulo, tamborim, claves, agogô, afoxé
). Violão, Flauta
Avaliação:
Realizada a partir dos trabalhos
dos alunos e da participação na aula
Participação nas aulas. Anotações no caderno.
Debate, capacidade de argumentação, dúvida, interação
aluno/professor.
Envolvimento, colaboração, atenção, Resolução das atividades
propostas.
AULA 4
Tema da aula:
Aula expositiva de apresentação de trabalho e prática
musical do trabalho realizado
Conteúdos:
Apresentação de trabalhos e
desempenho dos alunos na construção de um trilhas sonora com sons do corpo e/ou
instrumento de percussão.
Objetivos:
Estimular a criatividade,
apreciação, percepção, o entendimento da musica como fonte de prazer.
Reconhecer os processos
individuais e coletivos.
Entender com a interpretação é parte constituinte da música
e também de um musical assim como suas possibilidades.
Desenvolver atividades em grupos que possa explorar os sons
do corpo, como falar, cantar, cochichar, bater palmas, bate os pés no chão ou
tocar um instrumento.
Procedimentos:
Organização da sala de musica e
retorno para a sala de aula.
Chamada
Apresentação de trabalhos em grupo
música escolhida por os alunos da trilha sonora.
Repertório:
Faroeste Caboclo - Legião Urbana (VERSÃO MEME)
Eduardo e Mônica (Versão Meme)
Barbatuques - CD Tum Pá -
Sambalelê
Oficina Percussão Corporal com Fernando Barba :: 18/05
Escolha dos alunos para o musical
LEGIÃO URBANA -"QUE PAÍS É ESTE"-1986
Legião Urbana - Será
Legião Urbana - Faroeste Caboclo (Ao Vivo 1994) RJ
Anna Júlia - Los Hermanos (VERSÃO MEME)
Skank - É uma Partida de Futebol
Recursos Didáticos e Materiais:
Notebook e caixa de som
Expressão corporal ou instrumentos
de percussão (surdo, ganzá, tamborim, caxixe).
Caixa Aparelho de som, televisão,
CD, DVD. Retroprojetor. Microcomputador. Filmadora para o registro das aulas.
Vídeos com áudios das músicas apreciadas.
Instrumentos percussão. (surdo,
ganzá, caxixi, reco-reco, pandeiro, triangulo, tamborim, claves, agogô, afoxé
). Violão, Flauta
Avaliação:
Realizada através das
apresentações.
Realizada a partir dos trabalhos dos alunos e da
participação na aula
Participação nas aulas. Anotações no caderno.
Debate, capacidade de argumentação, dúvida, interação
aluno/professor.
Envolvimento, colaboração, atenção, Resolução das atividades
propostas.
AULA 5
Tema da aula:
Aula expositiva de apresentação de trabalho e prática
musical do trabalho realizado
Música de trilhas sonoras.
Conteúdos:
Apresentação de trabalhos e
performance dos alunos na construção com sons do corpo e/ou instrumento de
percussão.
Apresentação de trabalhos e
Execução de células rítmicas.
Objetivos:
Estimular a criatividade,
apreciação, percepção, o entendimento da musica como fonte de prazer.
Reconhecer os processos individuais
e coletivos.
Entender com a interpretação é parte constituinte da música
e também de um musical assim como suas possibilidades.
Desenvolver atividades em grupos que possa explorar os sons
do corpo, como falar, cantar, cochichar, bater palmas, bate os pés no chão ou
tocar um instrumento.
Procedimentos:
Organização da sala de musica e
retorno para a sala de aula.
Chamada
Apresentação de trabalhos em grupo
música escolhida por os alunos da trilha sonora.
Anotação em diário o desempenho
dos alunos.
Repertório:
Musica escolhida pelos alunos de
uma trilha sonora ou criação própria dos alunos.
Recursos Didáticos e Materiais:
Notebook e caixa de som
Expressão corporal ou instrumentos
de percussão (surdo, ganzá, tamborim, caxixe).
Caixa Aparelho de som, televisão,
CD, DVD. Retroprojetor. Microcomputador. Filmadora para o registro das aulas.
Vídeos com áudios das músicas apreciadas.
Instrumentos percussão. (surdo,
ganzá, caxixi, reco-reco, pandeiro, triangulo, tamborim, claves, agogô, afoxé
). Violão, Flauta
Avaliação:
Realizada através das
apresentações.
Realizada a partir dos trabalhos dos alunos e da
participação na aula
Participação nas aulas. Anotações no caderno.
Debate, capacidade de argumentação, dúvida, interação
aluno/professor.
Envolvimento, colaboração, atenção, Resolução das atividades
propostas.
AULA 6
Tema da aula:
Aula expositiva de apresentação de trabalho e prática
musical do trabalho realizado
Música de trilhas sonoras.
Conteúdos:
Apresentação de trabalhos e
performance dos alunos na construção de um trilhas sonora com sons do corpo
e/ou instrumento de percussão.
Apresentação de trabalhos e
Execução de células rítmicas presentes em trilhas sonoras.
Objetivos:
Estimular a criatividade,
apreciação, percepção, o entendimento da musica como fonte de prazer.
Reconhecer os processos
individuais e coletivos.
Entender com a interpretação é parte constituinte da música
e também de um musical assim como suas possibilidades.
Desenvolver atividades em grupos que possa explorar os sons
do corpo, como falar, cantar, cochichar, bater palmas, bate os pés no chão ou
tocar um instrumento.
Procedimentos:
Organização da sala de musica e
retorno para a sala de aula.
Chamada
Apresentação de trabalhos em grupo
música escolhida por os alunos da trilha sonora.
Anotação em diário o desempenho
dos alunos.
Repertório:
Musica escolhida pelos alunos de
uma trilha sonora ou criação própria dos alunos.
Recursos Didáticos e Materiais:
Notebook e caixa de som
Expressão corporal ou instrumentos
de percussão (surdo, ganzá, tamborim, caxixe).
Caixa Aparelho de som, televisão,
CD, DVD. Retroprojetor. Microcomputador. Filmadora para o registro das aulas.
Vídeos com áudios das músicas apreciadas.
Instrumentos percussão. (surdo,
ganzá, caxixi, reco-reco, pandeiro, triangulo, tamborim, claves, agogô, afoxé
). Violão, Flauta
Avaliação:
Realizada através das
apresentações.
Realizada a partir dos trabalhos dos alunos e da
participação na aula
Participação nas aulas. Anotações no caderno.
Debate, capacidade de argumentação, dúvida, interação
aluno/professor.
Envolvimento, colaboração, atenção, Resolução das atividades
propostas.
11.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina tourinho São Paulo, Moderna. 2003.
SWANICK, K A basis for music education. London: Routledge, 1979.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.