sábado, 15 de outubro de 2011

Questionário sobre a aula de música. Uab 3 Curso Licenciatura em música.






Questionário sobre a aula de música. Uab 3 Curso Licenciatura em  música.

1 O que ensinar primeiro? Teoria ou prática? Ou as duas integradas?

Devemos ensinar teoria e a prática de maneira integrada. A música está presente no dia a dia das pessoas, na natureza na televisão, no radio, em tudo ao nosso redor, o indivíduo pode escolher o que deseja ouvir, de acordo com a sua cultura a escolha é de acordo com suas motivações. Com isso o ensino da música deve ser de forma que os alunos tenha uma apreciação musical, e possam ouvir e executarem as músicas que estão presente no seu cotidiano, e possam também produzir música de acordo com o que vão apreendendo.  A música pode ser aprendida por meio da apreciação musical por meio de músicas de diferentes culturas. A teoria e a prática devem andar juntas por meio de atividades de execução, criação e apreciação. O ensino da música poderá está voltado para a qualidade do som a maneira como são feitos os sons, observando se a música e triste, alegre, rápida, lenta. A forma como são organizado os sons no tempo. O aluno poderá aprender atividades de audição como percussão corporal ou tocando o instrumento.


2 O que diferencia a aprendizagem de "ouvido" da aprendizagem da "teoria musical"? O que é aprendizagem de "ouvido"? O que é aprendizagem de "teoria musical"? Elas podem conviver num ambiente formal de aprendizagem? Como desenvolver essas duas habilidades?

A aprendizagem de música de ouvido e quando o aluno ouve outros músicos, e tenta recriar o que ele escuta e não existe a notação musical.

Aprender música de ouvido é feito por várias vezes ouvindo outros músicos e, em seguida, tentar recriar o que se ouve. Isto é como as pessoas aprendem música em qualquer tradição musical em que não há completa notação musical. Muitas pessoas em culturas que têm a notação ainda aprender de ouvido e treinamento do ouvido, muitas vezes através de um curso de musicalidade em uma música do conservatório ou faculdade, é prática comum entre aqueles que usam a notação extensivamente.

Aprendizagem de "teoria musical” é quando o aluno aprende a ler as nota de música e as dinâmicas da música, e ajuda a compreender a música que o aluno está estudando, a teoria musical.



O aluno ao estudar a teoria musica melhorar sua habilidade no instrumento ao tocar uma música. A compreensão de conhecimento teórico ajudar a compreender a forma como a música é estruturada.  Na aula de teoria musical, aprendermos a escrever escalas, construir acordes, a historia da musica, compor novas músicas etc.

And while of course it is possible to develop a career as a performing musician without being able to read a note of music - you need to know: your knowledge of music theory will open doors to a world that was previously closed to you.                             
3 O que diferencia o conhecimento intuitivo musical (vivência prática de ritmos, melodias, estilos etc) do domínio da leitura e escrita musical?

O professor pode controla e facilita o processo de aprendizagem.  Swanwick em seu texto Permanecendo fiel à música na educação musical, sugeri que o professor ensina por meio da estruturação de contexto como pela pedagogia formal.  A pedagogia formal informa o significado analítico, o professor incorpora os aspectos intuitivos e estéticos, enquanto os aspectos analíticos existi no textual e recursos. O ensino intuitivo é experiencial. O professor busca a necessidades do domínio da música e a experiência musical atendendo a necessidades do aluno por meio da experiência musical, atendendo a carência do aluno por meio de uma experiência por meio da cultura do momento e da sociedade. A música é um tipo de linguagem uma escrita musical. O aluno de música dever aprender a ler e escrever notação musical para melhorar sua habilidade no instrumento. Read & Write Sheet Music




 É possível conhecer a "teoria musical" na prática sem conhecer seus códigos?

Na aula prática o aluno ira conhecer a teoria musical e os símbolos. • needs to provide access to broad general musical experiences in composing, performing and listening and exposure to the richness of repertoire of our own culture and to a diverse range of other cultural and historical contexts. E ter acesso a grandes experiências musicais em geral, compondo, tocando e ouvindo a exposição e para a riqueza do repertório de nossa própria cultura e para uma variada gama de outros contextos culturais e históricos.

 Qual a função do ensino de música?

A música tem função de forma cidadãos que desenvolvam habilidades instrumentais, motivação e deve empregar o uso da atividade reflexiva estruturada que educa a sensibilidade estética dos alunos. It is through the gaining of these meta-cognitive skills, that students will gain the ability to be self-contained and self-reflective musicians. Os alunos aprendem a capacidade de serem músicos autossuficientes e auto reflexiva. This ability can allow them to make sense of all of their music making experiences.  Aprendem músicas fazendo experiências.

Ensinar códigos? Ensinar técnica instrumental?

O aluno aprende a ler a partitura por meio dos códigos, que ajuda quando o professor ensinar técnica instrumental.

Ensinar música? Música se restringe a códigos e técnica?

O professor é um construtor e intérprete da música-aprendizagem contextos.

O papel do professor é estabelecer e interpretar o contexto de tal maneira que eles podem adaptar um ambiente no qual os alunos têm acesso a experiências musicais intrínsecas e gratificantes e concentração que resulta em aprendizagem significativa.






In the same way that we are creative in our organisation and manipulation of the elements of music and music materials to make music, so must the process of music education unfold.

Qual a função dos códigos e da técnica no desenvolvimento da competência musical?

Os códigos são símbolos em que se escreve a música, o aluno aprender a ler partitura. E por meio de técnicas o aluno desenvolve um aprendizado da teoria e da prática instrumental.


4 O que é "boa música"? Ou "boa música" é uma qualidade atribuída à música sob o ponto de vista de quem? Do aluno? Do professor? Da mídia? Das diferentes culturas? Que significados as pessoas atribuem à música (lembram da música do Arnaldo Antunes)?

A linguagem musical desempenha um papel de métodos e técnicas de alfabetização que desempenha um papel integral no desenvolvimento da linguagem. O professor pode facilitar os conceitos analíticos e intuitivos na música através da atenção para um processo de ensino com um sistema de contexto experiência, percepção, por meio de reflexões por meio de literatura, narrativas e entrevistas.

I feel that the philosophy of whole-language provides a whole new path that can help to bring about the possibility of truly universal music literacy.5 Acolher a música do aluno para que objetivo? É uma forma de sedução ou uma forma de lhe ajudar a dominar os materiais sonoros (notas musicais, harmonia, melodia, ritmos, expressão, forma) a partir de um conhecimento musical familiar? Como ensinar o domínio de materiais sonoros fazendo música?

O professor deve observa a turma para poder escolhe a música do aluno. O Brasil está dividido em varias regiões e ouvir música é uma atividade do dia a dia. A música está presente na televisão, no radio, nas tecnologias, por meio da internet, nos aparelhos eletrônicos, no radio. Com o uso da internet podemos escolher o estilo de música que queremos ouvir. O objetivo seria poder ensinar ao aluno por meio do som, e mostra caminhos que possa entender as figuras musicais.  Podemos trabalhar a apreciação música com o aluno primeiramente escutando os sons que acontece na sala de aula, as pessoas conversando, o som dos carros na rua, os sons dos pássaros. Procura aplicar na sala de aula atividades que envolva os alunos, em que eles possam cantar fazer percussão corporal por meios de exercício de movimentos, em que os alunos possam desenvolver conhecimento e habilidades específicas como tocarem, cantar e executar uma música.  O aluno dever aprender experiência musical e interagir por meio da execução, criação e apreciação musical. Promover o desenvolvimento do ouvido crítico de forma que o aluno aprenda a discriminar a música de qualidade.  Ensinar os parâmetros do som, altura, intensidade, duração, e ritmo de forma lúdica. Desenvolver apercepção rítmica, melódica e motora dos alunos em relação ao corpo e aos sons da música. Desenvolver a voz por meio de canções do folclore brasileiro. Proporcionar o conhecimento das diversas famílias de instrumentos musicais e seus timbres e o manuseio desses instrumentos.  De acordo com a faixa etárias dos alunos iniciarem a teoria musical, ensinar pauta, as notas musicais, e claves.






6 Que elementos compõem a música e seus estilos musicais? Pensem num estilo musical e reflitam sobre o que percebemos quando o ouvimos: materiais sonoros, estrutura, expressividade, valores e função. Como esses elementos musicais se relacionam? Pesquisem o que é forma musical: canção, forma binária (AB), ternária (ABA, ABA'), rondó (ABACADA), sonata, fuga dentre outras.

Os elementos que compões a música são ritmo, melodia, e harmonia. Serenata de Mozart. A música apresenta gêneros musicais que são categorias onde estão contidos sons musicais que compartilham elementos em comum, definem e classificam as músicas de qualidade, onde se pode apontar instrumentação, onde apresenta quais instrumentos estão sendo usado, e texto, que define se é sacro, profano, romântico, e função se é prelúdio, encerramento, dança, ou estrutural, se a musica é linear, segmentada ou repetitiva. A contextualização da musica, o local da interpretação, a contextualização geográfica, a contextualização cronológica e etnográfica. 

Forma musical é um determinado tipo de obra, exemplo, a sinfonia é uma forma, o concerto é outra onde a primeira e diferente da segunda, na primeira o compositor mostra uma linguagem orquestral, no concerto apresenta o estilo instrumental, que modifica a obra. Com isso forma é como a obra está construída são os elementos da música onde devem tomar uma forma definida para se transformar numa composição.

Forma Canção (Lied) é geralmente dividida em duas ou três partes sendo a forma musical mais simples.

Forma Binária - duas seções chamadas de A e B marcadas por sinais de ritornelo. A seção A termina com cadência imperfeita e a seção B a completa e finaliza com uma cadência perfeita. Sempre a seção B contrasta com a seção A, tanto na forma binária quanto na ternária.

Forma Ternária - é composta por três seções A B A. A seção A termina com uma cadência perfeita, B está em outra tonalidade (vizinha) e A volta na tonalidade original podendo sofrer alterações.

Forma Rondó - o tema principal A sempre retorna entre as seções contrastantes que são chamadas de episódios e cada episódio está numa tonalidade vizinha (a b a c a d a etc). O tema principal quando aparece pode sofrer mudança.

Forma Variação - começou na música instrumental. O tema é apresentado e repetem-se quantas vezes quiser, sempre variando.

Baixo Ostinato - baixo repetido e na parte superior é tecida melodia e/ou harmonia.

O rondó caracteriza pela alternância de uma frase principal, o refrão e de um episódio secundário, sempre diferente, as copias. O refrão é o A, o e obtém-se o esquema ABACADA.

A sonata é uma obra instrumental composta por vários movimentos, ordinariamente muito desenvolvida e destinada a um pequeno número de executantes, em geral um ou dois. A sonata apareceu na Itália no começo do século XVII.

Fuga é uma composição de estilo contrapontístico, que se baseia no uso da imitação e da preponderância d e um tema gerador, curto, mas característico, chamado tema. Aparecendo cerca do fim do século XVII.

O Lied é uma peça vocal, para uma voz, geral mente acompanhada ao piano em que se valoriza um poema.


7 O que são princípios pedagógicos? Porque eles são importantes para nossas práticas?

Um bom desenvolvimento musical requer um estudo equilibrado onde o músico deve ter desenvolvidas as habilidades de entender teoricamente, auditivamente, tecnicamente e de poder transcrever um som em linguagem musical. A maioria dos músicos teve um processo de aprendizado irregular e é muito comum encontrarmos casos de músicos que sabem muita teoria e encontram dificuldade para ouvir, outros que têm grande habilidade no instrumento, mas não sabem nada de teoria e assim por diante. Na pratica do instrumento é importante porque é um processo de ensino esquematizado para que tudo o que o aluno aprender na teoria automaticamente aprenderá a perceber auditivamente e a cantar ou tocar em seu instrumento, treinando conjuntamente a escrita musical. O aluno aprende a assimilar vários aspectos rítmicos como o pulso, modelos ou padrões, medidas e tempos.









Referência Bibliográfica.

Hodeir Andre, as Formas da Música, Editora Arcadia, S . A. R . L , Trav de S Paulo 7, 3ª _ Lisboa.

 imjumuri , Vídeo: Secuencia de Rítmica Corporal, Primer Grado" Los Saludos"Música: Los Saludos.Objetivo: Aprender a escuchar los estímulos sonoros para responder motrizmente a los mismos de manera sincronizada.Disponivel em http://youtu.be/c74WEzHcpBY Acesso em 15/10/11

Aula de Música Conceição e Manoel - Polo UAB Anápolis, Vídeo: http://youtu.be/ybvZLpaxLp0 Acesso em 15/10/11

turicollura, Video aula, Ritmica e Levadas Brasileiras para Piano – DVD, http://youtu.be/X1EEofH7azE Acesso em 15/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.