terça-feira, 13 de dezembro de 2011

As Cavalhadas de Pirenópolis na região Centro-Oeste.

As Cavalhadas de Pirenópolis na região Centro-Oeste.


A Cultura na região Centro-Oeste é constituída de diversas manifestações artístico-culturais. O povo demonstra sua maneira de ver e fazer sua arte de forma peculiar, pois apresenta contribuições de culturas igualmente ricas entre si.



O objeto de estudo deste trabalho são as Cavalhadas de Pirenópolis. Manifestação de cunho religioso que finaliza a Festa do Divino. Analisando esta festa sob a ótica da teoria da Arte e tomando por base a análise tripartite de Cynthia Freeland que procura compreender os aspectos formais e materiais, o conteúdo e o contexto da obra, tenta-se desta maneira estabelecer de que forma o belo é percebido pela comunidade/espectador.





Então, nos aspectos formais e materiais desta manifestação (as Cavalhadas) percebe-se que é ricamente constituída de beleza e muito bem elaborada. As Cavalhadas de Pirenópolis acontecem no campo de futebol da cidade, são 24 cavaleiros vestidos com fantasias bem trabalhadas e ornamentadas. Por ser uma manifestação equestre, os cavalos utilizados também são muito bem enfeitados. Os 24 cavaleiros são divididos em duas equipes de 12 que são vestidos e caracterizados por duas cores: azul e vermelho, que representam respectivamente os cristãos e os mouros. Estes usam três tipos de armas: lança, espada e pistola.




 As duas equipes tem um rei com vestimentas bem decoradas e bordadas também diferenciados por cor. A plateia/espectador fica nas arquibancadas e palanques, é um momento de socialização entre a comunidade que assiste ao espetáculo.




Estabelecendo o conteúdo desta manifestação. É de cunho religioso e finaliza a Festa do Divino que acontece todos os anos. Essa festa é constituída da religiosidade que move a comunidade. Conservação e tradição são características desta manifestação.





 A sociedade/comunidade local interrompe sua rotina que se transforma em festas por alguns dias. São folguedos folclóricos que são repetidos anos após anos e sofreu algumas variações desde os primeiros festejos realizados na cidade, porém conservando a essência de um acontecimento que chama a atenção de um público que se repete e se renova a cada festa.




A comunidade local em seu contexto define a festa como símbolo da luta entre Carlos Magno contra os mouros, batalha que termina com a conversão dos mouros ao cristianismo. Uma representação histórica da conversão de um sultão ao cristianismo. Se feita essa pergunta a outras pessoas, só a definem como luta entre os mouros e cristãos. Desta forma percebe-se que as respostas e apreciação da festa como um todo se diferencia conforme a experiência e o contexto do espectador que carrega em si as diferentes formas de ver e perceber a obra artístico-cultural. Pessoas que tiveram a oportunidade de participar e assistir este evento possuem opiniões e definições diferenciadas, mas todas citam a beleza que a festa proporciona aos olhos da plateia.



As Cavalhadas fazem parte do patrimônio cultural e foi por meio da memória, experiência e tradição que ela foi configurada. Levando em consideração alguns conceitos sobre o belo na arte, este reside no despertar de emoções e sentimentos que a obra de arte proporciona ao espectador. Neste caso, há diferentes modos de compreender e sentir esta manifestação. O belo está no processo de preparação da festa, na devoção religiosa, na tradição, no espetáculo, nas vestimentas e acessórios dos participantes, no zelo pela preservação das tradições culturais e no imaginário popular. Enfim, é uma mistura de sentimentos e emoções que mexem com o espectador do início ao fim da festa.


Referência Bibliográfica.

História da Arte de Ernst Gombrich

Imagens do Cangaço, acesso em 05/12/2011


As Cavalhadas de Pirenópolis, acesso em 05/12/2011


Procissão do Fogaréu – acesso em 05/12/2011


Vida, paixão e morte de Jesus Cristo, acesso em 02/12/2011


Pesquisa no youtube acesso em 13/12/2011, FESTA DO FOGARÉU EM GOIAS – GO, Cavalhadas Pirenópolis - Goiás (Prisão-Batismo).
Pesquisa no youtube acesso em 13/12/2011, PIRENÓPOLIS TEM PATRIMÔNIO CULTURAL (FESTA DO DIVINO)   por OMELHORDOBAIRRORIOVE.
Pesquisa na internet, vídeo no youtube acesso em 13/12/2011, documentário feito por  Paula Oliveira. Pirenópolis -2010.
Pesquisa no youtube acesso em 13/12/2011, lamireproducao, PIRENÓPOLIS - FESTA E FÉ. http://www.youtube.com/watch?v=lluutY7hd3g&feature=related




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.