sábado, 8 de outubro de 2011

Sobre a Teoria Psicogenética de Piaget:





Sobre a Teoria Psicogenética de Piaget:

1. Segundo a teoria de Piaget sobre o desenvolvimento psicológico, como se dá o processo de equilibração (assimilação e acomodação), resultando na adaptação do indivíduo?

            A teoria psicogenética de Piaget mostra as mudanças qualitativas que a criança passa desde seu estágio inicial no período sensório-motor até a adolescência no pensamento lógico-dedutiva e a forma como indivíduo faz sua adaptação e como constrói o seu conhecimento.

            De acordo com a teoria de Piaget o indivíduo apresenta quatro estágios de desenvolvimento. Em cada estágio o sujeito apresenta necessidades e interesses típicos que motivam o seu desenvolvimento. Para Piaget o indivíduo é produto do meio e a construção do conhecimento se dá mediante a interação do sujeito com o ambiente ao qual ele está inserido, isso levando em consideração as suas condições cognitivas e as condições ambientais.   Segundo ele, o processo de equilibração se dá por meio do processo de assimilação e acomodação, ou seja, o indivíduo possui uma estrutura que o permite interagir com o meio e suas necessidades o motiva a incorporar o mundo exterior às suas estruturas, integrando um novo dado perceptual por meio da assimilação e a acomodação que é constituída da criação ou transformação dos esquemas ou estruturas mentais reajustando as ações e pensamentos por meio do contato com os dados assimilados.

            A educação é um processo necessário e busca a autonomia intelectual e moral. A criança usa sua estrutura mental que Piaget destaca como a lógica e a moral e através da linguagem e a compreensão de regras sociais construídas ao longo do desenvolvimento com diferentes estágios permite que o conhecimento seja edificado de forma significativa. 

2. Como você compreende a relação entre o desenvolvimento psicológico dos alunos e a aprendizagem (construção do conhecimento) de artes (Artes Visuais, Teatro ou Música), de acordo com as idéias de Piaget apresentadas no texto? Contextualize sua resposta nos vários estágios de desenvolvimento (ex. com alunos de Educação Infantil, de 2-3, 4-5 anos, como trabalhar com artes, levando em conta seu processo de desenvolvimento? Da mesma forma, com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.) 

Para Piaget o conhecimento é construído por meio da interação do indivíduo com o ambiente ao qual ele está inserido.  Esse ambiente deve oferecer estímulos para que o sujeito possa desenvolver suas capacidades de forma rica e significativa. Segundo Piaget, o indivíduo interage com o meio de forma diferente e em determinadas faixas etárias. Na construção do conhecimento nas diversas áreas de aprendizagem, o ambiente influencia de forma expressiva os vários estágios de desenvolvimento. Nas escolas, os professores devem estar preparados para estimular e incentivar seus alunos a construir seu próprio conhecimento, oferecendo um ambiente que o leve a ter experiências inovadoras e colaborativas. A forma de interagir com o meio ao qual está inserido se diferencia de um sujeito para outro, de um campo do conhecimento para outro, mas a teoria de Piaget nos oferece um caminho que nos ajuda a compreender o processo de desenvolvimento de nossos alunos.

A aprendizagem do indivíduo é influenciada pelo ambiente e suas estruturas mentais. No ensino da música não é diferente, o professor deve oferecer em cada fase do desenvolvimento do indivíduo estímulos ricos que o ajude a construir seu aprendizado e consequentemente ampliar suas capacidades psicomotoras. As fases do desenvolvimento do pensamento acontecem do nascimento à fase adulta e podemos relacionar a teoria de Piaget no ensino da música da seguinte forma:

Educação Infantil de 2 a 3 anos, desenvolver trabalhos por meio da apreciação musical mostrando na prática brinquedos que possam trabalhar os meios auditivos e visuais e a forma como se apresenta os sons, com músicas infantis onde possa bater palmas, o ruído de um brinquedo ou toque de um tambor, ouvir historinhas infantis e manipulando objetos que produzam sons.

Os alunos de 4 a 5 anos já começam a compreender o meio em que vivem, com noções de ordem, tempo e espaço sendo capazes de relacionar os aspectos por meio da realidade que o cerca, não se limitando a uma representação imediata por meio do mundo em que vive. Consegue diferenciar o que vê. A criança começa a entender o que é certo e errado, nesta fase podemos desenvolver seu aprendizado por meios de brincadeiras de roda, ou brinquedos didáticos em que possam desenvolver a sua percepção musical, ritmo e conhecer os sons dos diversos instrumentos musicais. Na aula individual de instrumento o professor deve ensinar a criança de maneira que aprenda a tocar brincando, aprendendo a gostar do que está começando a aprender sobre seu instrumento, o tipo de som, quando é grave, médio e agudo.



Ensino Fundamental

Neste estágio as estruturas cognitivas estão mais desenvolvidas, passando a ter uma abstração total do que vê. É capaz de pensar de forma lógica, formular hipóteses e tentar soluções. Aos 12 anos o pensamento começa a se liberar da experiência direta, organizando as estruturas cognitivas de modo que o raciocínio passa a ser lógico e formal. O aluno passa a não depender dos processos empíricos e sim das relações racionais, operadas mentalmente, com um pensamento abstrato desencadeado por desequilíbrios causados por desafios do dia-a-dia em que são submetidos no mundo físico e social.  A criança, adolescente ou jovem passa a raciocinar de forma afetiva sobre o presente, o passado e o futuro, e sobre questões hipotéticas e problemas proposicionais verbais, pensando sobre o próprio pensamento e sentimento. A criança raciocina e resolve cada problema sem articulá-lo a outros. Desse modo, fazer uma apresentação para as crianças por meio da apreciação musical com músicas que estão presentes no seu cotidiano e por meio de jogos de aprendizagem, possibilitar a descoberta do som de cada instrumento que lhe é apresentado através de cd, vídeos e figuras. Mostrar os instrumentos para que a criança possa ver e em seguida ouvir e poder escolher o que ele tem mais afinidade ao tocar. As crianças escutam e ficam curiosas em aprender o instrumento escolhido. No primeiro contato com o instrumento a criança já quer mostrar para os pais que muitas vezes não entendem e acham feio e acabam errando ao falar para a criança que estão tocando feio. Aí entra o trabalho do professor em mostrar para os pais que o desenvolvimento da criança depende do seu apoio e seu incentivo no aprendizado, não repreendendo, mas mostrando que vai melhorar a cada dia em que praticar.

Ensino Médio - Educação para o Jovem.

            O adolescente desenvolve operações formais e sua capacidade de colocar teorias com hipóteses para solucionar os problemas por meio de operações intelectuais simultaneamente. “Pensamento abstrato é aquele coordenado por princípios gerais, possibilitados pelo desenvolvimento das operações formais”. As estruturas desenvolvidas no estágio operacional formal são: raciocínio hipotético-dedutivo, raciocínio científico-indutivo, raciocínio reflexivo-abstrato. O jovem desenvolve meios de interação dentro do que eles estão acostumados a ouvir no seu cotidiano. Para que haja um aprendizado significativo, é necessário relacionar esses conteúdos e desenvolver trabalhos em equipe com jogos relacionados à música que estão presente na sua cultura, e em seguida mostrar aos poucos a música histórica dos compositores musicais do período renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo. Os jogos vão servir para desenvolver sua coordenação motora, sua apreciação musical, literatura e repertório.          

Ensino Médio - Aluno Adulto

            No desenvolvimento adulto, para Piaget, é que o mundo se consolida por meio do trabalho, construindo o conhecimento de forma coletiva, nas relações afetivo-sociais sólidas por meio de trocas cognitivas e afetivas na cultura e na sociedade. O sujeito se constrói por experiências. A teoria de Piaget é um modelo científico com uma concepção construtivista. Para o aluno de arte e música na fase adulta é importante que aprenda todas as formas possíveis de explorar e compartilhar com os colegas as formas de se relacionar e desenvolver as novas linguagens por meio de poesias, imagens e com o uso de vários materiais e recursos. O professor deve estar atento às necessidades e interesses do aluno e oferecer meios e experiências que possam ajudá-los nesta fase. O aprendizado deve estar voltado a pesquisas e descobertas que possam ajudá-los a sanar essas necessidades e visando o completo êxito de seus interesses.


Referência Bibliográfica.
Boeree, C. George  Personality Theories, JEAN PIAGET
1896 - 1980

Anaxzinha: youtube, Piaget e o Desenvolvimento, visualisado em 08/10/11

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