Sobre a Teoria Psicogenética de Piaget:
1. Segundo a teoria de
Piaget sobre o desenvolvimento psicológico, como se dá o processo de
equilibração (assimilação e acomodação), resultando na adaptação do indivíduo?
A teoria psicogenética de Piaget
mostra as mudanças qualitativas que a criança passa desde seu estágio inicial
no período sensório-motor até a adolescência no pensamento lógico-dedutiva e a
forma como indivíduo faz sua adaptação e como constrói o seu conhecimento.
De acordo com a teoria de Piaget o
indivíduo apresenta quatro estágios de desenvolvimento. Em cada estágio o
sujeito apresenta necessidades e interesses típicos que motivam o seu
desenvolvimento. Para Piaget o indivíduo é produto do meio e a construção do
conhecimento se dá mediante a interação do sujeito com o ambiente ao qual ele
está inserido, isso levando em consideração as suas condições cognitivas e as
condições ambientais. Segundo ele, o
processo de equilibração se dá por meio do processo de assimilação e
acomodação, ou seja, o indivíduo possui uma estrutura que o permite interagir
com o meio e suas necessidades o motiva a incorporar o mundo exterior às suas
estruturas, integrando um novo dado perceptual por meio da assimilação e a
acomodação que é constituída da criação ou transformação dos esquemas ou
estruturas mentais reajustando as ações e pensamentos por meio do contato com
os dados assimilados.
A educação é um processo necessário e busca a autonomia
intelectual e moral. A criança usa sua estrutura mental que Piaget destaca como
a lógica e a moral e através da linguagem e a compreensão de regras sociais
construídas ao longo do desenvolvimento com diferentes estágios permite que o
conhecimento seja edificado de forma significativa.
2.
Como você compreende a relação entre o desenvolvimento psicológico dos alunos e
a aprendizagem (construção do conhecimento) de artes (Artes Visuais, Teatro ou
Música), de acordo com as idéias de Piaget apresentadas no texto?
Contextualize sua resposta nos vários estágios de desenvolvimento (ex. com
alunos de Educação Infantil, de 2-3, 4-5 anos, como trabalhar com
artes, levando em conta seu processo de desenvolvimento? Da mesma forma,
com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.)
Para Piaget o conhecimento é
construído por meio da interação do indivíduo com o ambiente ao qual ele está
inserido. Esse ambiente deve oferecer
estímulos para que o sujeito possa desenvolver suas capacidades de forma rica e
significativa. Segundo Piaget, o indivíduo interage com o meio de forma
diferente e em determinadas faixas etárias. Na construção do conhecimento nas
diversas áreas de aprendizagem, o ambiente influencia de forma expressiva os
vários estágios de desenvolvimento. Nas escolas, os professores devem estar
preparados para estimular e incentivar seus alunos a construir seu próprio
conhecimento, oferecendo um ambiente que o leve a ter experiências inovadoras e
colaborativas. A forma de interagir com o meio ao qual está inserido se
diferencia de um sujeito para outro, de um campo do conhecimento para outro,
mas a teoria de Piaget nos oferece um caminho que nos ajuda a compreender o
processo de desenvolvimento de nossos alunos.
A aprendizagem do indivíduo é
influenciada pelo ambiente e suas estruturas mentais. No ensino da música não é
diferente, o professor deve oferecer em cada fase do desenvolvimento do
indivíduo estímulos ricos que o ajude a construir seu aprendizado e
consequentemente ampliar suas capacidades psicomotoras. As fases do
desenvolvimento do pensamento acontecem do nascimento à fase adulta e podemos
relacionar a teoria de Piaget no ensino da música da seguinte forma:
Educação
Infantil de 2 a 3 anos, desenvolver trabalhos por meio da apreciação musical
mostrando na prática brinquedos que possam trabalhar os meios auditivos e
visuais e a forma como se apresenta os sons, com músicas infantis onde possa
bater palmas, o ruído de um brinquedo ou toque de um tambor, ouvir historinhas
infantis e manipulando objetos que produzam sons.
Os
alunos de 4 a 5 anos já começam a compreender o meio em que vivem, com noções
de ordem, tempo e espaço sendo capazes de relacionar os aspectos por meio da
realidade que o cerca, não se limitando a uma representação imediata por meio
do mundo em que vive. Consegue diferenciar o que vê. A criança começa a
entender o que é certo e errado, nesta fase podemos desenvolver seu aprendizado
por meios de brincadeiras de roda, ou brinquedos didáticos em que possam
desenvolver a sua percepção musical, ritmo e conhecer os sons dos diversos
instrumentos musicais. Na aula individual de instrumento o professor deve
ensinar a criança de maneira que aprenda a tocar brincando, aprendendo a gostar
do que está começando a aprender sobre seu instrumento, o tipo de som, quando é
grave, médio e agudo.
Ensino Fundamental
Neste
estágio as estruturas cognitivas estão mais desenvolvidas, passando a ter uma
abstração total do que vê. É capaz de pensar de forma lógica, formular
hipóteses e tentar soluções. Aos 12 anos o pensamento começa a se liberar da
experiência direta, organizando as estruturas cognitivas de modo que o
raciocínio passa a ser lógico e formal. O aluno passa a não depender dos
processos empíricos e sim das relações racionais, operadas mentalmente, com um
pensamento abstrato desencadeado por desequilíbrios causados por desafios do
dia-a-dia em que são submetidos no mundo físico e social. A criança, adolescente ou jovem passa a
raciocinar de forma afetiva sobre o presente, o passado e o futuro, e sobre
questões hipotéticas e problemas proposicionais verbais, pensando sobre o
próprio pensamento e sentimento. A criança raciocina e resolve cada problema
sem articulá-lo a outros. Desse modo, fazer uma apresentação para as crianças
por meio da apreciação musical com músicas que estão presentes no seu cotidiano
e por meio de jogos de aprendizagem, possibilitar a descoberta do som de cada
instrumento que lhe é apresentado através de cd, vídeos e figuras. Mostrar os
instrumentos para que a criança possa ver e em seguida ouvir e poder escolher o
que ele tem mais afinidade ao tocar. As crianças escutam e ficam curiosas em
aprender o instrumento escolhido. No primeiro contato com o instrumento a
criança já quer mostrar para os pais que muitas vezes não entendem e acham feio
e acabam errando ao falar para a criança que estão tocando feio. Aí entra o
trabalho do professor em mostrar para os pais que o desenvolvimento da criança
depende do seu apoio e seu incentivo no aprendizado, não repreendendo, mas
mostrando que vai melhorar a cada dia em que praticar.
Ensino Médio - Educação para
o Jovem.
O adolescente desenvolve operações formais e sua
capacidade de colocar teorias com hipóteses para solucionar os problemas por
meio de operações intelectuais simultaneamente. “Pensamento abstrato é aquele
coordenado por princípios gerais, possibilitados pelo desenvolvimento das
operações formais”. As estruturas desenvolvidas no estágio operacional formal
são: raciocínio hipotético-dedutivo, raciocínio científico-indutivo, raciocínio
reflexivo-abstrato. O jovem desenvolve meios de interação dentro do que eles
estão acostumados a ouvir no seu cotidiano. Para que haja um aprendizado
significativo, é necessário relacionar esses conteúdos e desenvolver trabalhos
em equipe com jogos relacionados à música que estão presente na sua cultura, e
em seguida mostrar aos poucos a música histórica dos compositores musicais do
período renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo. Os jogos
vão servir para desenvolver sua coordenação motora, sua apreciação musical,
literatura e repertório.
Ensino Médio - Aluno Adulto
No desenvolvimento adulto, para Piaget, é que o mundo se
consolida por meio do trabalho, construindo o conhecimento de forma coletiva,
nas relações afetivo-sociais sólidas por meio de trocas cognitivas e afetivas
na cultura e na sociedade. O sujeito se constrói por experiências. A teoria de
Piaget é um modelo científico com uma concepção construtivista. Para o aluno de
arte e música na fase adulta é importante que aprenda todas as formas possíveis
de explorar e compartilhar com os colegas as formas de se relacionar e
desenvolver as novas linguagens por meio de poesias, imagens e com o uso de
vários materiais e recursos. O professor deve estar atento às necessidades e interesses
do aluno e oferecer meios e experiências que possam ajudá-los nesta fase. O
aprendizado deve estar voltado a pesquisas e descobertas que possam ajudá-los a
sanar essas necessidades e visando o completo êxito de seus interesses.
Referência
Bibliográfica.
1896 - 1980
Anaxzinha: youtube, Piaget e o
Desenvolvimento, visualisado em 08/10/11
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