domingo, 2 de outubro de 2011

A aula de música está sendo musical. Analise do plano de aula e da video aula. ( Apreciação musical - conhecer as figuras musicais).

A aula de música está sendo musical. Analise do plano de aula e da video aula. ( Apreciação musical - conhecer as figuras musicais).

1) Que princípios pedagógicos observamos nas aulas?



·         Priorização do ensino dinâmico e criativo;

·         Valorização das iniciativas dos alunos;

·          Desenvolvimento de atividades diversificadas e atraentes;

·         Desenvolvimento de práticas de participação e incentivo criativos no conhecimento dos símbolos da linguagem musical.

·          Interação escola no ensino da música com a comunidade;

·         Valorização e estimulação da atitude investigadora na construção do conhecimento musical por meio de música folclórica. 




2) Que modelo de aprendizagem predomina na aula? Por imitação? Teórico? Aula expositiva? Ênfase no processo criativo do aluno? Integração do conhecimento do aluno ao novo conhecimento musical? Integração de habilidades de execução, audição e criação?


Modelo de aula imitação, teórico, expositiva.

As figuras da linguagem musical são símbolos universais, de modo que uma vez aprendidos os alunos terão a possibilidade de entender e aplicar a escrita musical na leitura e composição. Aplicou-se nesta aula um modelo de imitação, teórico, expositiva, pois as figuras musicais já estão estruturadas e organizadas. Nesta aula o professor é um modelo para o aluno. Ele expõe o conteúdo e demonstra a forma e a aplicação destas figuras musicais, bem como a duração sonora de cada uma delas. Depois de apreendidas/aprendidas o processo de criação e composição se torna mais fácil para o aprendizado do instrumento escolhido pelo aluno. O comportamento do professor diante de uma sala de aula é muito importante devido à questão de que o aluno não só imita no aprendizado musical, mas também a conduta e a forma como o professor procede, o que torna a educação importante na formação do indivíduo na sociedade e por meio da imitação em questões de modelos morais, pessoais e éticos, além de futuros profissionais da música.  O aluno se espelha em alguém que toca um instrumento, e como o professor trata os alunos.

Nesta aula envolveu a teoria, ou seja, a exposição de conteúdos, porque mostra a principio, a música por meio de melodia ao cantada utilizando as cantigas de roda e folclóricas. As figuras mostram a representação da duração do som e como é aplicada em uma partitura. Por meio da aplicação gestual (palmas) e do solfejo o aluno aprende a duração das figuras musicais.

3) Que aspectos do conhecimento musical são estimulados e desenvolvidos pelo professor: apreciação, composição, execução?

Os aspectos desenvolvidos foram apreciação e execução. O gesto corporal por meio de palmas ou estalos e sonoro por meio de silabas (lá, tá) são o ponto central para se trabalhar a música de maneira criativa e natural, o que torna o ensino de música, um meio para se improvisar a semelhança entre o som e sua escrita.

(4) Há envolvimento dos alunos e prazer na aprendizagem? A aula procura despertar o prazer de aprender e ouvir com a instrução de som, busca despertar a consciência e compreensão da música na educação geral e na sociedade.  Procura uma compreensão inicial sobre a teoria musical, procurando desenvolver o futuro músico na escolha do seu instrumento.

5) Como ocorre à interação professor aluno?

A aula busca uma interação entre os alunos e o professor. Envolve o diálogo e a participação ativa dos alunos durante todo o processo de aprendizagem para explicar a duração do som e o nome das figuras musicais e seus valores. É como se fosse um jogo que mostra uma nova linguagem no universo do aluno que nunca estudou música, por meio do diálogo e da conversa.

6) Como você classificaria essa aula com relação ao papel do professor: professor caixa postal? Professor jardineiro? Agente social? Como músico? Por quê?

A aula procura na participação do aluno, um envolvimento de todos na busca do saber. Classifico o papel do educador como Professor Jardineiro, procurando incentivar o crescimento e desenvolvimento do aluno na linguagem musical, fortalecendo e regando a apreciação da música nas suas diversas formas, pois de acordo com Swanwick, “a função do professor é a de estimular, questionar e aconselhar nas atividades vencidas”.



Escola Parque no RJ, Princípios Pedagógicos.


Referência bibliográfica.

Swanwick, Keith; Permanecendo fiel à música na educação musical.

EscolaParqueRJ, Princípios Pedágios, vídeo no youtube. Princípios Pedagógicos - YouTube http://youtu.be/oTl-HowoPCg Acesso em 16/10/11


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.