A aula de música está sendo
musical. Analise do plano de aula e da video aula. ( Apreciação musical - conhecer as figuras musicais).
1) Que princípios
pedagógicos observamos nas aulas?
·
Priorização do ensino dinâmico e criativo;
·
Valorização das iniciativas dos alunos;
·
Desenvolvimento
de atividades diversificadas e atraentes;
·
Desenvolvimento de práticas de participação e
incentivo criativos no conhecimento dos símbolos da linguagem musical.
·
Interação
escola no ensino da música com a comunidade;
·
Valorização e estimulação da atitude
investigadora na construção do conhecimento musical por meio de música folclórica.
2)
Que modelo de aprendizagem predomina na aula? Por imitação? Teórico? Aula
expositiva? Ênfase no processo criativo do aluno? Integração do conhecimento do
aluno ao novo conhecimento musical? Integração de habilidades de execução,
audição e criação?
Modelo de aula imitação,
teórico, expositiva.
As figuras da linguagem
musical são símbolos universais, de modo que uma vez aprendidos os alunos terão
a possibilidade de entender e aplicar a escrita musical na leitura e composição.
Aplicou-se nesta aula um modelo de imitação, teórico, expositiva, pois as
figuras musicais já estão estruturadas e organizadas. Nesta aula o professor é
um modelo para o aluno. Ele expõe o conteúdo e demonstra a forma e a aplicação
destas figuras musicais, bem como a duração sonora de cada uma delas. Depois de
apreendidas/aprendidas o processo de criação e composição se torna mais fácil para
o aprendizado do instrumento escolhido pelo aluno. O comportamento do professor
diante de uma sala de aula é muito importante devido à questão de que o aluno
não só imita no aprendizado musical, mas também a conduta e a forma como o
professor procede, o que torna a educação importante na formação do indivíduo na
sociedade e por meio da imitação em questões de modelos morais, pessoais e éticos,
além de futuros profissionais da música.
O aluno se espelha em alguém que toca um instrumento, e como o professor
trata os alunos.
Nesta aula envolveu a teoria,
ou seja, a exposição de conteúdos, porque mostra a principio, a música por meio
de melodia ao cantada utilizando as cantigas de roda e folclóricas. As figuras
mostram a representação da duração do som e como é aplicada em uma partitura.
Por meio da aplicação gestual (palmas) e do solfejo o aluno aprende a duração
das figuras musicais.
3)
Que aspectos do conhecimento musical são estimulados e desenvolvidos pelo
professor: apreciação, composição, execução?
Os aspectos desenvolvidos foram
apreciação e execução. O gesto corporal por meio de palmas ou estalos e sonoro
por meio de silabas (lá, tá) são o ponto central para se trabalhar a música de
maneira criativa e natural, o que torna o ensino de música, um meio para se improvisar
a semelhança entre o som e sua escrita.
(4) Há envolvimento dos
alunos e prazer na aprendizagem?
A aula procura despertar o prazer de aprender e ouvir com a instrução de som,
busca despertar a consciência e compreensão da música na educação geral e na
sociedade. Procura uma compreensão inicial
sobre a teoria musical, procurando desenvolver o futuro músico na escolha do
seu instrumento.
5) Como ocorre à interação
professor aluno?
A aula busca uma interação
entre os alunos e o professor. Envolve o diálogo e a participação ativa dos
alunos durante todo o processo de aprendizagem para explicar a duração do som e
o nome das figuras musicais e seus valores. É como se fosse um jogo que mostra
uma nova linguagem no universo do aluno que nunca estudou música, por meio do
diálogo e da conversa.
6) Como você classificaria
essa aula com relação ao papel do professor: professor caixa postal? Professor
jardineiro? Agente social? Como músico? Por quê?
A aula procura na
participação do aluno, um envolvimento de todos na busca do saber. Classifico o
papel do educador como Professor Jardineiro, procurando incentivar o crescimento
e desenvolvimento do aluno na linguagem musical, fortalecendo e regando a
apreciação da música nas suas diversas formas, pois de acordo com Swanwick, “a
função do professor é a de estimular, questionar e aconselhar nas atividades vencidas”.
Escola Parque no RJ, Princípios Pedagógicos.
Escola Parque no RJ, Princípios Pedagógicos.
Referência bibliográfica.
Swanwick, Keith;
Permanecendo fiel à música na educação musical.
EscolaParqueRJ, Princípios Pedágios, vídeo no youtube. Princípios
Pedagógicos - YouTube http://youtu.be/oTl-HowoPCg
Acesso em 16/10/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.