quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A aula de música. A aula de música pode contemplar a música do aluno? De que forma? Como?


A aula de música.
A aula de música pode contemplar a música do aluno? De que forma? Como?


 
A música deve envolver o aluno de forma que desenvolva nele o interesse em aprender e se aprofundar no estudo da música. Ao colocar uma música para os alunos ouvirem devemos trabalhar com eles o que a música transmite, por meio de sua linguagem.






 A música deve ser de acordo com a faixa etária da turma, para que haja uma interação no grupo de acordo com o gosto música da turma. Durante essa aula o aluno poderá percebe o que a música pode transmitir som triste, alegres, melodias com sons fortes, ou piano, crescendo ou diminuindo.



O aluno vai conhecer como é feita a música e que símbolos são usados para escrever uma partitura. Os valores das figuras, com seus respectivos tempo. O aluno passara a conhecer os valores das notas musicais. O professor deve cantar uma música na aula. Essa música devera se escolhida de acordo com a faixa etária da turma. Quando o aluno se movimenta, pular, brincar, bate palma ou estalos, vai desenvolve a coordenação motora, e se interessam mais na aula, porque estará vendo todos participam de forma colaborativa. O professor deve desenvolver atividades de maneira que seus alunos aprendam sozinhos e em grupo. Esse aprendizado pode ser por meios de jogos educativos ou cantigas de roda, folclóricas. 




A criança de 8 anos, jovens e adultos devem criar canções, e não ficarem cantando apenas as músicas do seu cotidiano, assim estará desenvolvendo a criação por meio de atividades em grupos. A aula de apreciação musical pode ser com instrumentos de percussão em que possa ser mostrado varias formas rítmicas, como o samba, baião, o xote, forro, xaxado, etc... Incentivar os alunos a assistirem espetáculos de circo, teatro, concertos de coral, bandas, orquestra.  Na aula devemos usar todas as ferramentas que temos, caso a escola tenha uma sala com internet, procurar mostrar vídeos, de música ou jogos educativos musicais.




 O professor deve está atento à faixa de idade em que ira dá aula, e escolher a estratégias que vai trabalhar o conteúdo de música na aula.  A turma pode ser dividida em grupos, onde daremos um nome a cada grupo. O Definir os grupos em letras A, B, C, D. Os alunos poderiam criar uma música, podendo cantar ou fazer uma sequencia de palmas, ou estalos nos dedos de forma que o grupo possa executara o tema, da letra A, fazer uma improvisação diferente na letra B, e volta ao tema A, em seguida uma composição diferentes, que poderá ser cantada ou tacada na letra B, e volta novamente para o tema, letra A, toca outro improviso na C, volta para o tema da letra A, toca o improviso na letra D e volta par ao tema A. E assim desenvolver uma atividade em grupo.

A educação está em fase de desenvolvimento, com o avanço tecnológico o professor pode incentivar a pesquisa, por meio da internet, e torna a aprendizagem mais importante por meio de um processo que desenvolver o conhecimento do aluno, a todo o momento.




A aula pode partir das experiências e vivências do cotidiano do aluno, e depois aos poucos incorpora o ensino da música forma.





Sugestão de criação musical.

Ex. Seção A

Eu vou cantar a escala, a escala eu vou cantar.

Vamos todos aprender.

O som das notas gravar.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.


Seção B

Um, dois, três, quatro.

Tá, tá, tá, tá.

Eu sei, eu sei.

Sim eu vou gravar

O dó na escala é a primeira a gravar.


.Seção A

Eu vou cantar a escala, a escala eu vou cantar.

Vamos todos aprender.

O som das notas gravar.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.


Seção C


Vamos todos levantar e bater palmas no ar

Para juntos aprendermos

O ritmo da música grava.


Seção A

Eu vou cantar a escala, a escala eu vou cantar.

Vamos todos aprender.

O som das notas gravar.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.



Seção D

Vamos aprender a concentrar.

E em casa estudar

O nome das notas

Que é para um instrumento tocar.


Seção A

Eu vou cantar a escala, a escala eu vou cantar.

Vamos todos aprender.

O som das notas gravar.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.

 
Referencia Bibliográfica.

Tiago Freitas, Artistas defendem a volta da educação musical nas escolas. Vídeo no youtube, http://youtu.be/Pg0oRZmn-EQ, Acesso em 16/10/2011


 jrpetrolla, Passarinho, que som é esse? - Violoncelo - Castelo Rá-Tim-Bum, vídeo no youtube, http://youtu.be/v-r7rUNUAr4, Acesso em 16/102011

RicardoVictorG, Música na Escola Mágica do Tio Ricardo, vídeo no youtube, http://youtu.be/RyyGWlrUx4E, Acesso em 16/10/2011.



sorlac78, jogos barbatuques percussão corporal aula, vídeo no youtube, http://youtu.be/NUKIoSLf9VE, Acesso em 19/102011


melwicca, Ai Que Saudade D'ocê - (Impossible vocal)!,  vídeo no youtube, http://youtu.be/CBMe9foIuR0, Acesso em 19/10/2011

 AndreBispoVivo, Sons da Alma – Documentário, vídeo no youtube, http://youtu.be/JZJwHKtqUk8. Acesso em 16/102011

mahcaldeira, Aula de música nas escolas: opiniões divididas - Hoje Em Dia, vídeo no youtube, http://youtu.be/9klbI0IUROM. Acesso em 16/10/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.