quinta-feira, 22 de setembro de 2011



PLANO DE AULA

Professor de música

Turma: crianças, jovens e adultos (iniciantes).

Data: 23/09/2011

Tema: Apreciação musical - conhecer as figuras musicais



Objetivo Geral;

Estudo das figuras musicais e seus valores com a finalidade de levar o aluno a compreender a construção da linguagem musical. Desenvolver a percepção rítmica e oferecer atividades de apreciação e criação musical com processos de expressão individual e coletiva.



Objetivos Específicos:

·         Conhecer e distinguir as figuras musicais e o valor delas;

·         Perceber e utilizar os elementos da linguagem musical em atividades de produção, por meio da voz, corpo e materiais sonoros disponíveis;

·         Apreciar a música folclórica e erudita;

·         Exercitar a concentração dos alunos;

·         Vivenciar processos de expressão individual e coletivo;

·         Promover momentos de improvisação musical em sala de aula.



Conteúdo:

·         Figuras Musicais – nomes e valores

·         Clave de sol

·         Ritmo

·         Música Folclórica



Tempo: 4h aula.



Metodologia:



·         Exposição dos conteúdos – Figuras Musicais e seus valores;

·         Acento e pulso na música, por palmas ou utilizando instrumentos para definir a divisão proporcional das figuras;

·         Repetição dos movimentos para fixação do ritmo da semibreve, mínima, semínima e colcheia usando palmas, nomeando os alunos como o nome das figuras.

·         Apreciação de cantigas de roda, exercitando o primeiro contato dos alunos com as notas musicais e identificando as figuras estudadas – Partituras com notas e letras das músicas.

·         Canto coletivo: canções folclóricas, infantis e datas comemorativas.

·         Jogo de percepção auditiva. Dividir a turma e colocar para cantar a duração da figura musical, semibreve, mínima, semínima.

·         Na sala informatizada acessar os links:

·         Link de músicas rodas e folclóricas.

·         Link Barbatuques: percussão corporal Link

·         Link Barbatuques: exercícios Link

·         Link Barbatuques: jogos Link

·         Iniciar uma sequência didática, apresentando algumas ideias e características da música observando nos links a proposta dos grupos para ilustrar o assunto.



Recursos:

·         Teclado

·         Giz

·         Apagador

·         DVD

·         Aparelho de TV e DVD

·         Sala com cadeiras

·         CD-ROM

·         Sala informatizada com internet

·         Microcomputadores

·         Partituras



Avaliação:

Será aplicada de forma contínua observando alguns itens:

  • Interesse e participação;
  • Como experimenta os códigos da linguagem musical
  • Assimilação do conteúdo aplicado
  • Reconhecimento dos elementos constitutivos da linguagem musical (figuras, valores e agrupamentos rítmicos)
  • Capacidade de socialização e de trabalho coletivo, respeitando as diferenças individuais.



Referências Bibliográficas:

 BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria de Educação Fundamental.

PRIOLLI, M. L. M – Princípios Básicos da Música 1° Volume – Editora: Casa Oliveira de Músicas Ltda, São Paulo, 1987.

Dicas para produção de aulas - Portal do Professor Link


 Barbatuques: percussão corporal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.