PLANO DE AULA
Professor
de música
Turma:
crianças, jovens e adultos (iniciantes).
Data:
23/09/2011
Tema:
Apreciação musical - conhecer as figuras musicais
Objetivo
Geral;
Estudo das figuras musicais e seus valores
com a finalidade de levar o aluno a compreender a construção da linguagem
musical. Desenvolver a percepção rítmica e oferecer atividades de apreciação e
criação musical com processos de expressão individual e coletiva.
Objetivos
Específicos:
·
Conhecer e distinguir as figuras musicais e o
valor delas;
·
Perceber e utilizar os elementos da linguagem
musical em atividades de produção, por meio da voz, corpo e materiais sonoros
disponíveis;
·
Apreciar a
música folclórica e erudita;
·
Exercitar a concentração dos alunos;
·
Vivenciar processos de expressão individual e
coletivo;
·
Promover momentos de improvisação musical em
sala de aula.
Conteúdo:
·
Figuras Musicais – nomes e valores
·
Clave de sol
·
Ritmo
·
Música Folclórica
Tempo: 4h aula.
Metodologia:
·
Exposição dos conteúdos – Figuras Musicais e
seus valores;
·
Acento e pulso na música, por palmas ou utilizando
instrumentos para definir a divisão proporcional das figuras;
·
Repetição dos movimentos para fixação do
ritmo da semibreve, mínima, semínima e colcheia usando palmas, nomeando os
alunos como o nome das figuras.
·
Apreciação de cantigas de roda, exercitando o
primeiro contato dos alunos com as notas musicais e identificando as figuras
estudadas – Partituras com notas e letras das músicas.
·
Canto coletivo: canções folclóricas, infantis
e datas comemorativas.
·
Jogo de percepção
auditiva. Dividir a turma e colocar para cantar a duração da figura musical,
semibreve, mínima, semínima.
·
Na sala informatizada acessar os links:
·
Link de músicas rodas e folclóricas.
·
Link Barbatuques: percussão corporal Link
·
Link Barbatuques: exercícios Link
·
Link Barbatuques: jogos Link
·
Iniciar uma sequência didática, apresentando
algumas ideias e características da música observando nos links a proposta dos
grupos para ilustrar o assunto.
Recursos:
·
Teclado
·
Giz
·
Apagador
·
DVD
·
Aparelho de TV e DVD
·
Sala com cadeiras
·
CD-ROM
·
Sala informatizada com internet
·
Microcomputadores
·
Partituras
Avaliação:
Será aplicada de
forma contínua observando alguns itens:
- Interesse e participação;
- Como experimenta os códigos da linguagem
musical
- Assimilação do conteúdo aplicado
- Reconhecimento dos elementos constitutivos da
linguagem musical (figuras, valores e agrupamentos rítmicos)
- Capacidade de socialização e de trabalho
coletivo, respeitando as diferenças individuais.
Referências
Bibliográficas:
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO.
Secretaria de Educação Fundamental.
PRIOLLI,
M. L. M – Princípios Básicos da Música 1° Volume – Editora: Casa Oliveira de
Músicas Ltda, São Paulo, 1987.
Dicas
para produção de aulas - Portal do Professor Link
Barbatuques: percussão corporal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.