Plano de aula
Nome da Atividade: Visita Virtual à
Fundação Magritte e à Fundação Dalí- Conhecendo o Movimento Surrealista
Fundamentos teóricos:
O Surrealismo foi um movimento artístico de
vanguarda que surgiu em Paris na segunda década do século XX. Esse movimento
foi fortemente influenciado pela psicanálise, seus componentes desenvolveram um
estilo baseado na linguagem do subconsciente impregnados de imagens oníricas.
Os artistas surrealistas preocupavam-se em trabalhar a linguagem do
inconsciente dos sonhos. Estes não representavam subjetivamente a realidade, pelo
contrário tentavam objetivar seu mundo interno, demonstrado e suas obras.
Palavras chaves:
• Surrealismo
• Pintura
• Automatismo
• Formas
• Deformação
• Museu virtual
Objetivos
Geral:
Compreender
a ação artística proposta pelos produtores da Arte Surrealista. Ampliar o
conhecimento estético, histórico e artístico sobre este movimento, quais seus
efeitos no contexto mundial, e que rumo a arte tomou depois do mesmo. Estimular
e desenvolver a imaginação, proporcionando ao aluno novas experiências e
atividades de artes plásticas.
Específicos:
• Conhecer e ter competência de leitura
das formas visuais das imagens surrealistas;
• Capacitar o aluno à análise de
imagens;
• Identificar elementos visuais que
compõem os movimentos
• Conhecer o movimento Surrealista.
• Produzir arte Surrealista.
• Utilizar a técnica de recorte e
colagem
• Despertar o aluno para o sentido
estético e para a fruição da obra de arte nas suas diversas manifestações.
• Construir sua própria obra, absorvendo
assim sobre o que é compor arte Surrealista.
• Conhecer e utilizar as ferramentas das
novas tecnologias para apreciação de obras de arte.
Conteúdo:
• Características do Surrealismo
• Apreciação de imagens de obra de arte
• Leitura e interpretação de texto
• Apropriação e Crítica Social por meio
da arte
• Apreciação comparativa de imagens
surrealistas de alguns artistas;
• Analisar e contextualizar as imagens
com questionamentos;
• Esclarecer o que é imagem do inconsciente,
dos sonhos, da imaginação, o não real, o que não tem lógica aparente.
• Propor a atividade prática.
Tempo:
Aproximadamente 3 aulas
Metodologia:
Para
introdução do conteúdo do Surrealismo, conceituar o movimento Surrealista
ressaltando suas características, influências e principais artistas
surrealistas.
Na sala
informatizada acessar os sites http://www.salvador-dali.org
http://www.magritte.be// e propor uma visita aos links de suas coleções,
observando e destacando as características estudadas no conteúdo acima;
Iniciar
uma sequência didática, apresentando algumas ideias e características do
Surrealismo e observando nos links algumas imagens para ilustrar o assunto.
Leitura
e interpretação de texto.
Realização
de uma obra surrealista em sala, propondo uma imagem crítica da realidade ou
uma representação de um sonho ou mesmo criar uma imagem colocando objetos reais
fora de seu contexto, utilizando ferramentas do paint ou programas que permitem
interferências e criação de imagens.
Outra
atividade pode ser realizada em sala de aula e para isto, será utilizada a
técnica de recorte e colagem sobre um fundo desenhado ou pintado, retirando das
revistas o que cada aluno acha que é melhor para compor sua obra. E lembrar
sempre aos alunos que eles têm que fugir do real.
Recursos:
• Textos Surrealismo
• Livros Didáticos
• Datashow
• Revistas antigas
• Tesoura
• Cola
• Papel canson
• Canetas hidrocor
• Lápis de cor
• Giz de cera
• Reproduções de obras de arte
• CD-ROM
• Sala informatizada
• Microcomputadores
• Notebook
• Internet
Avaliação:
Será
aplicada de forma contínua observando os seguintes itens:
Avaliar
o envolvimento do aluno durante a realização das atividades e seu
desenvolvimento em relação à sua forma de expressão artística.
Atenção,
interesse e participação;
Como o
aluno experimenta os códigos da linguagem visual;
Reconhecimento
dos conteúdos aplicados.
Referências:
http://www.portaldarte.com.br/21-surrealismo/05-a-promessa-magritte.htm
http://www.historiadaarte.com.br/surrealismo.html
http://www.salvador-dali.org
http://www.magritte.be//
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.