Performance
A performance art ou performance artística é uma modalidade de
manifestação artística interdisciplinar que - assim como o happening - pode
combinar teatro, música, poesia ou vídeo, com ou sem público. É característica
da segunda metade do século XX, mas suas origens estão ligadas aos movimentos
de vanguarda (dadaísmo, futurismo, Bauhaus, etc.) do início do século XX.
Performance é quando o músico ou artista faz a exposição final do
trabalho, é entendida como um ato momentâneo da apresentação musical ou
artística, a execução refere-se à segunda etapa do estudo, envolvendo desde o
aprimoramento do repertório até a apresentação pública em que está contida a
performance. Chaffin et al (CHAFFIN; IMREH; CRAWFORD, 2002, p.167) reforça a
complexidade da realização performática, que requer o controle de todos os
aspectos musicais preparados, classificados segundo o autor em básicos
(digitações, estruturas musicais, forma) e interpretativos (dinâmicas, tipos de
toque, tempo, fraseados).
Anton Walter Smetak
Anton Walter Smetak (Zurique, 12 de fevereiro de 1913 - Salvador, Bahia,
30 de maio de 1984) foi um músico suíço que viveu no Brasil a partir de 1937. Violoncelista,
compositor, escritor, escultor e construtor de instrumentos musicais, Smetak
lecionou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e influenciou
toda uma geração de músicos brasileiros, entre os quais Tom Zé, Gilberto Gil,
Caetano Veloso e Marco Antônio Guimarães.
No ano de 1957 muda-se para Salvador, na Bahia, chamado por Hans Joachim
Koellreuter, onde passa a ser pesquisador e professor na Universidade Federal
da Bahia. Lá conhece a teosofia e passa a realizar pesquisas sonoras. Constrói
uma oficina onde cria instrumentos musicais com tubos de PVC, cabaças, isopor e
outros materiais pouco usuais. Alguns dos instrumentos não têm utilidade
puramente musical. São esculturas influenciadas por sua forma mística de
encarar a música e as formas. Ao longo de sua permanência na UFBA, o músico
construiu cerca de 150 destes instrumentos, o qual chamou de "plásticas
sonoras". Além disso, atuou como violoncelista na Orquestra Sinfônica da
Universidade Federal da Bahia e lecionava som e acústica.
Música
Smetak
acreditava que a música microtonal era superior à tonal e construiu ou adaptou
muitos instrumentos para a execução desse tipo de música. Em sua oficina,
tocava com seus alunos suas próprias composições e fazia improvisações
microtonais. Com sua excentricidade musical, angariou admiradores entre os
músicos eruditos e populares. Os artistas do Tropicalismo sempre o consideraram
uma de suas mais fortes influências. Marco Antônio Guimarães, um de seus
alunos, também violoncelista, foi um de seus seguidores mais fiéis. Em Belo
Horizonte criou uma oficina instrumental nos moldes de Smetak e fundou o grupo
Uakti. Nos últimos dez anos de sua vida, deixou de escrever partituras de suas
composições, preferindo a improvisação em grupo com seus instrumentos. Deixou
uma série de gravações dessas seções de improviso. Gravou dois LPs:
"Smetak” (1975), com produção de Caetano Veloso e Roberto Santana e
"Interregno" (1980), com o conjunto Microto.
Gilberto Gil costumava chamá-lo
carinhosamente de Tak, Tak. Um apelido, dado com seriedade da relação
mestre/discípulo uma lembrança que a sua condição de suíço trazia de relógios
grandes, antigos, engenhosos e artísticos como os elaborados e intrigantes
cucos de mecanismos intrincados e simplória atmosfera caseira. No artigo Tak
Tak segundo Gilberto Gil, ele cita: “Smetak me dava à sensação de um misto de
cientista louco e Papai Noel de província; misto de chefe religioso severo e
ameaçador, e velho manso conselheiro de farta cabeleira branco e porta sempre
aberta aos curiosos do Antique e do Mistério”.
Em um video no youtube, Semetak fala da sua mudança de
violoncelista para pesquisador, para ele cada objeto sonoro era um veículo para
achar um novo plano de conciência. De acordo com Walter Smetak, não existem
planos, mas sim, dimensões entrelaçadas por razões que a consciência não ocupa
espaço, mas justamente dimensões que o espaço oculta, de acordo com o movimento
científico tempo e espaço. Os seus
primeiros instrumentos criados foram batizados de Choris, com o significado de
nem chora e nem ri. A improvisação passa a substituir a escritar musical.
Mostrando a ideia de um universo que fica se aperfeiçoando e se ajustando com a
interferência das artes e ciências em todos os setores por meio das artes.
Smetak passa a criar vários instrumentos de som percutidos e outros com molas
de corda de aço e amplificados eletronicamente.
"O tempo eterno torna-se terno, ou melhor, terreno.
Da terra, medido, contado e pesado. Seria esta a razão da afinação temperada? A
ideia entra pela cabeça e sai pela boca... temperada, transformada. E depois
das mãos para ficar visível na obra. Arte e artesanato."
Anton Walter Smetak
Referencia Bibliográfica.
Cerqueira, Lemos Daniel, Teoria da Performance musical,
Universidade Federal do Maranhão.
Cordeiro, Bruna, Arte Performances, vídeo no youtube, http://youtu.be/vZ_PWqA3ktg, Acesso em 16/10/2011.
hildokalunga , Anton
Walter Smetak, vídeo no youtube, http://youtu.be/rZrCFjaQ004, Acesso em
16/102011.
Kristski Luciana, Documentário sobre Anton Walter Smetak,
Edição: Honorato Smetak, Realização: TV Salvador, vídeo
no youtube, Acesso em 16/10/11.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Anton
Walter Smetak
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