segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O Estágio Supervisionado III em Música Universidade Aberta do Brasil Universidade de Brasília

Universidade Aberta do Brasil
Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de Música
Licenciatura em Música à Distância
Estágio Supervisionado em Música 4
Turma: Estágio Supervisionado em Música 4
Autora: Cristina Grossi
Revisão e Supervisão: Delmary Vasconcelos de Abreu
Tutor: Jordanna Vieira Duarte
Aluno: Jesus Pedro Frias Paiva
Número da matrícula: 110044894
Polo: Anápolis
Série: 8º
Período: 2°/2014
Data: 13/10/14
Relatório de Estágio
1) Contexto de atuação:
Introdução
            O Estágio Supervisionado III em Música está sendo realizado no Instituto Educação de Goiás (IEG) localizado na Av. Anhanguera, Q 71, 1630, Setor Leste Vila Nova na cidade de Goiânia/GO em uma Unidade escolar de esfera administrativa estadual, cujo órgão mantenedor é o próprio Governo do Estado. Oferece o ensino fundamental II no período vespertino, ensino médio no período matutino e noturno, o curso técnico profissionalizante em cozinha integrado ao ensino médio no período noturno atendendo à clientela de toda região metropolitana de Goiânia. Grande parte da clientela da escola é constituída por alunos oriundos de setores e municípios próximos. A escola atende 2.583 alunos nos três turnos, com faixa de idade no fundamental II de 11 a 16 anos e, no ensino médio, 15 a 17 anos. Há 40  funcionários no administrativo e mais 120 professores ministrando aulas em diferentes disciplinas.
            Neste período já tivemos  do dia 15/09 ao dia 12/10/2014 que aconteceram no período vespertino, nas quinta-feira seguindo seguinte ordem:  Prática Docente - aula 1 e 2, dia 18/09.  Prática docente - Aula 3 e 4, dia 25/09. Prática Docente - aula 5 e 6, dia 02/10.  Prática docente e reflexões teóricas, dia 09/10.
                        A escola possui infraestrutura com duas quadras cobertas e uma descoberta, três piscinas, duas em uso e uma em manutenção, um pátio, um pátio descoberto, um saguão coberto, entorno da escola com área verde, um teatro em reforma, 22 turmas em sala no período matutino, 16 turmas em sala no período vespertino e 16 turmas no período noturno, uma sala para professores e outra para a secretaria da escola, uma sala destinada aos instrumentos da banda e ao lado, outra para a secretaria e mais uma sala para o arquivo da escola.


2) Propostas de práticas:
            O tema do projeto foi: História do Rock brasileiro, para turma do 9º ano B.  
            Durante as aulas os alunos desenvolveram atividades práticas onde puderam desenvolver a percepção, sensibilidade com aula de apreciação, observação através da visão, audição e execução com atividades que estimularam a criatividade em sala através dos conteúdos que envolvem-se,  apreciação e performanace através de conceitos que lhe permitiram os alunos a pensarem, na atividade a ser desenvolvida.
            As aulas procuraram valorizar uma aprendizagem da música através dos conhecimentos trazidos por cada indivíduo levando em consideração os seus saberes específicos da linguagem musical, a experiência através da apreciação, e performance por meio da imitação da interação na sala de aula de forma que os alunos aprendessem a trabalhar as propriedades dos sons (timbre, intensidade, altura e duração) e aprendessem a desenvolver a atenção, memória, raciocínio com trabalhos individuais e em grupo.
            Durante estas quatros semanas  os alunos fizeram à exploração dos diversos sons corporais e a percussão corporal como forma de acompanhamento rítmico musical com atividades que contemplassem o fazer musical através da ação e conheceram as diferenças no timbre dos instrumentos musicais de percussão e dentro dos estilos propostos, pelos vídeos apreciados da História do Rock Brasileiro.
            As aulas evolveram atividades musicais de apreciação, literatura, e execução.
Swanwick (2003, p. 93) no livro “Ensinando Música Musicalmente”, traduzido por Alda Oliveira e Cristiana Tourinho, ao comentar sobre Critérios para apreciação cita-se:
Nível 1 – O aluno reconhece qualidades e efeitos sonoros, percebe claras diferenças de níveis de intensidade, altura, timbre e textura. Nada disso é analisada tecnicamente, não existe consciência do caráter expressivo ou das relações estruturais.
Nível 3 – O aluno descreve o caráter expressivo, a atmosfera geral, o humor ou o caráter e as qualidades de sentimento de uma peça, talvez por meo de associações não musicais e imagens visuais. Relaciona mudança no manuseio do material sonoro, especialmente velocidade e intensidade, com mudança no nível expressivo, mas sem atentar para as relações estruturais.
Durante estas quatro semanas as atividades em sala de aula foram trabalhar a música relacionando com o cotidiano e explorar as diversas possibilidades sonoras através dos sons corporais e instrumentos de percussão trabalhando células presente no estilo Rock. Com isso o projeto tem como objetivo geral, conhecer a historia do Rock da década de 1950, 1960, 1970, 1980, 1990, chegando na atualidade, para este proposito os alunos receberam um material de apoios sobre a “História do Rock”,  para auxilia a direção da aula, foi utilizado, o livro didático d autora Clarice Miranda e Liana Justus, com o título Coleção História da Música.  Este projeto está sendo desenvolvido com  turma do 9º ano B, com o objetivo de conhecerem a história do Rock no brasil, desenvolver atividade em grupo utilizando a expressão corporal (batidas de mãos, passos, efeito na voz), e/ou acompanhamento de instrumento de percussão.
Apreciação de vídeos Conceituação histórica e atividade prática que envolva música. Criação de grupo para trabalho de pesquisar escolha de música e apresentação em sala.  Reprodução da celular do rock.  Criação de grupos para uma performance de umas música do Rock Brasileiro, a escolha do aluno.

             Reflexões sobre o estágio em música

A escola como local de ensinar música;
            Neste estagio IV pude observar que o ensino musical nessa escola conta com professores formados em música ministrando as aulas coletivas e individual para quem quer aprender um instrumento na Banda, a professora que ministra aula em sala em todas as turmas, também é regente da Banda da escola. As aulas de música vem apresentando resultados positivos e valorizando a aprendizagem em musical na escola, mas há outras escola na cidade de Goiânia que não têm aula de música por falta de professor qualificado, sendo esta disciplina ministrada por professores de Arte, educação física ou outra disciplina devido há uma carência de professores com formação em Licenciatura em educação musical.
            Os alunos da disciplina em música recebem notas de acordo com as atividades, desenvolvidas que são: Trabalhos de pesquisas sobre o tema proposto, participação em sala nas atividades práticas proposta pelo professor, e nos trabalhos e grupos.
            As aulas de música estão sendo ministradas na sala de aula onde o aluno têm aula de todas as disciplinas, e na sala específica para as aulas prática de educação musical onde os alunos puderam executar os instrumentos musicais, e apreciar vídeos instrumentos musicais e acesso ao material didático como filmes, cd’s de música, livros educacionais, etc.
                        A escola mostra ser um ótimo local para o ensino musical. A música está presente no cotidiano das pessoas,  e pode auxiliar  nas outras disciplinas, quer seja em uma melhor concentração ou na integração com os demais colegas de turma, ajuda a desenvolver o senso crítico musical, a descobrir de talentos em potencial, desenvolve motricidade, o raciocínio lógico, a desinibição, dentre outros fatores benéficos, sem contar que auxiliaria a formar seres humanos melhores, cidadãos de bem.

A elaboração de planejamentos para a aula de música no contexto escolar;
            Para a elaboração do projeto procurei realizar os planejamentos de acordo com o perfil dos alunos pensando em aulas que auxiliassem o plano do semestre na escola e contemplassem aulas de apreciação, execução, composição e literatura.
             Nestas quatro semanas foram desenvolvida as seguintes atividades: atividade práticas de exercícios com batidas de um tempo, e colcheia com  formula de compasso quaternário.  Estudo em grupo para leitura de apostila sobre a história do rock, atividade prática aprendendo a cantar a letra de um rock nacional, com auxilio dos vídeos do yuotube. Apreciação com vídeos sobre a história do rock, mais ensaio aprendendo a cantar uma música do rock nacional com auxilio do material audiovisual.
            Com isso o presente projeto procura desenvolver atividade prática em sala onde alunos possam aprendea fazer a exploração de novos sons do corpo e novas composições de formas rítmicas, prática em conjunto e desenvolvimento da coordenação motora.
            Para este projeto empreguei como metodologia os aspectos práticos do planejamento para integração do Modelo (T)EC(L)A (SWANWICK, 1979) e as dimensões de crítica musical (SWANWICK, 2003) e em  Schafer (2011) que considera ser importante a ideia da experimentação e criação na aprendizagem musical. Segundo Schafer  (2011)  “ouvir música é uma experiência profundamente pessoal, e hoje, com a sociedade caminhando para o convencional e uniforme, é realmente corajoso descobrir que você é um indivíduo com mente e gostos individuais em arte” (p. 12).
A escolha do repertório para as aulas de música;
            A escolha dos repertórios foi de acordo com o tema do plano da turma, com vídeos do youtube  sobre era do rock, buscando trabalhar o gosto musical dos alunos dentro da proposta de meu projeto. 
            Os planos de aula trouxeram aos alunos as diferentes probabilidades da exploração de sons do corpo, como realizar células rítmicas trabalhadas individualmente e em conjunto, com a ideia de acompanhamento rítmico musical.

Planejamento X realidade da sala de aula;
            Houve pequenas mudanças no planejamento com adaptações de acordo com a necessidade da escola. Nestas aulas me deparei com os diferentes desafios encontrados na minha atuação em sala que foram: aprender a administra o tempo, aprender a trabalhar o conteúdo de forma que não fique muito assunto no mesmo dia, aprender a lidar com o perfil de aprendizagem do aluno, o aprendia que o professo em sala deve conhecer o potencial dos seus alunos de forma individual o que pode ser visto em uma atividade individual e durante a atividade prática em conjunto.

            As aprendizagens do professor de música;
            Ao longo dessas semanas de estágio aprendi muito com ambas as turmas e percebi que cada turma reagiu de uma forma diferente de acordo com o tema abordado.
Procurei experimentar aulas onde o aluno desenvolvessem as novas atividades que contemplassem o fazer musical de maneira lúdica.
            Aulas nesta quatro semanas foram elaboradas com o objetivo de uma linguagem musical de fácil compreensão aos alunos onde em cada aula fosse estimulado o interesse em participar da aula, promover integração entre alunos com atividades em grupo.

Os desafios de se ensinar música na escola.
            O aluno deve aprender que a música é mais uma disciplina na escola e deve trabalhar a dedicação nos estudos, contudo alguns alunos não querem compromisso com aprendizagem, e acabam prejudicando a aula havendo assim uma dispersão, conversas paralelas, e brincadeiras que são feitas fora de hora. A educação no pais  tem apresentados problemas sociais. Essa falta de compromisso é um reflexo na educação dos problemas sociais e familiares.  
Considerações finais
                       
            O trabalho que esta sendo  desenvolvido com a turma do 9º B vem apresentando  resultados positivos no ensino de música nesta escola. Aprendi em cada aula, como trabalhar a paciência e como resolver um problema em sala por meio do diálogo. 
            Pude observar que sempre na escola está sempre presente a coordenadora observando como estão os alunos encaminhando para as salas de aula.
            Neste projeto procuro pensar em metodologias de ensino, mas observei que a prática em sala é muito importante porque nos oferece uma vivência direta com os alunos, onde aprendemos o comportamento de cada aluno. Reconheço que o aluno estagiário está no estagio para aprender, e precisar ao final do curso está fazendo cursos de formação continuada para enriquecer seu conhecimento e melhorar as aulas, aprender novas formas de aprendizagens, que incentive o aluno a aprender.
            O ensino da música muitas vezes desperta o interesse de alguns alunos para o ingresso na banda musical da escola. O estágio proporcionou uma aprendizagem na prática, de forma que aprendemos a ter responsabilidade a cada aula que ministramos sendo assim o professor o mediador da aprendizagem e do conhecimento junto aos alunos.
       De acordo com Swanwick (2003, p. 18) livro ensinando Música Musicalmente afirma “Creio que a música persiste em todas as culturas e encontra um papel em vários sistemas educacionais não por causa de sues serviços ou de outras atividades, mas porque é uma forma simbólica. A música é uma forma discurso tão antiga quanto a raça humana, um meio no qual as ideias acerca de nós mesmo e dos outros são articuladas em formas sonoras. (p. 18)
O estágio está me proporcionando uma aprendizagem na prática, de forma que aprendemos a ter responsabilidade a cada aula que ministramos sendo assim o professor o mediador da aprendizagem e do conhecimento junto aos alunos.
            Segundo Schafer  (2011)  “ouvir música é uma experiência profundamente pessoal, e hoje, com a sociedade caminhando para o convencional e uniforme, é realmente corajoso descobrir que você é um indivíduo com mente e gostos individuais em arte” (p. 12).  Seu ensinamento faz refletir sobre os sons que são produzidos no meio ambiente estimulando assim a percepção auditiva.       Neste contexto pretende-se por meio de atividades práticas que desenvolva a percepção, sensibilidade nos jovens com aula de apreciação, observação através  da visão, audição e execução com atividades que estimulem a criatividade do aluno em sala, de forma que este o aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e reflexivo ao  trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar nada atividades a ser desenvolvidas.

Referências bibliográficas

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina tourinho São Paulo, Moderna. 2003.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

SWANICK, K A basis for music education. London: Routledge, 1979. 

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