15/10/2014
Feliz
dia dos professores.
Feliz Dia dos Professores!
Dia do Professor (música: Ao Mestre Com Carinho).
Um homenagem ao dia dos professores.
Músicas do Professor Feliz
Rubem Alves - A Escola Ideal - o papel do professor
4 Pilares da Educação: 1º Pilar - Aprender a Aprender - Rubem Alves
Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de Música
Licenciatura em Música à Distância
Estágio Supervisionado em Música 3
Turma: Estágio Supervisionado em Música 4
Aluno: Jesus Pedro Frias Paiva
Número da matrícula: 110044894
Polo: Anápolis
Série: 8º
Período: 2°/2014
Instituição de atuação: Instituto Educação de Goiás-Ieg - Setor
Leste Vila Nova, localizado na Av Anhanguera, Q 71, 1630, Setor Leste Vila
Nova, Goiânia.
Nome da professora de música
cooperante:
Ana Cláudia Ferreira do Nascimento.
Turno Vespertino: Quinta-feira turma do 9º ano B.
Horário primeira aula de 13h50 às 14h40. Segunda aula 14h40mim as 15h30mim.
Turma
com 21 meninos e 29 meninas. Faixa de idade 13 a 16 anos.
Período
de estágio: 15/09/2014 – 20/10/2014
Total
de horas: O estágio terá uma jornada de atividade de 2 h semanais.
Prática docente e reflexões teóricas Aulas 9 e 10.
Observar
a interação social entre os alunos através do trabalho individual e em grupo e
interesse na execução das atividades propostas.
Chimarrut’s
Se a vida às vezes dá uns dias de segunda e cinzas
E o tempo
tic taca devagar
Ponha o
seu melhor vestido, brilha o teu sorriso
Vem pra
cá, vem pra cá
Se a vida
muitas vezes só chuvisca, só garoa
E tudo
não parece funcionar
Deixe
esse problema a toa, pra ficar na boa
Vem pra
cá
Do lado de cá, a vida é bonita
A maré é boa de provar
Do lado de cá, eu vivo tranqüila
E o meu corpo dança sem parar
Do lado de cá, tem musica, amigos e alguém pra amar
Do lado de cá, do lado de cá (2x)
A vida é
agora, vê se não demora
Pra
recomeçar,
É só ter
vontade de felicidade,
Pra
pular.
(Refrão 1x)
Para que
ensinar o que estou propondo: desenvolver a percepção,
sensibilidade nos jovens com aula de apreciação, observação através da
visão, audição e execução com atividades que estimulem a criatividade do aluno
em sala.
Como ensinar: Desenvolver por meio da apreciação de vídeos sobre várias épocas do Rock brasileiro a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação motora e memória.
Como meu aluno pode aprender: Que o aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e reflexivo ao trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar nadas atividades a ser desenvolvidas.
Como avalio essas aprendizagens.
Avaliação
de forma qualitativa observando os progressos dos alunos em cada aula de forma
diagnóstica, pontuais e formativas observando os seguintes itens: Assimilação
dos conteúdos propostos em sala de aula;
Crescimento dos alunos na assimilação do conteúdo apresentado.
Observar a interação
social entre os alunos através do trabalho individual e em grupo e interesse na
execução das atividades propostas. Realizada a partir dos trabalhos dos alunos
e da participação na aula. Participação nas aulas. Anotações no caderno.
Debate, capacidade de argumentação, dúvida, interação aluno/professor.
Envolvimento, colaboração, atenção, Resolução das atividades propostas.
Reflexão sobre o conteúdo estudado
O
conteúdo é exposto de forma gradativa, é explicado com detalhes sobre como
fazer e executar, sempre começo pelo mais simples, um assunto ou prática que o
aluno já tem um maior domínio ex: um aluno que tem uma boa execução rítmica
começou por essa etapa, pois assim o aluno sente-se confiante para passar para
a próxima etapa que será mais trabalhosa, ou de um grau de dificuldade maior.
Relação
do conteúdo com o contexto
Segundo Schafer (2011) “ouvir música é uma experiência
profundamente pessoal, e hoje, com a sociedade caminhando para o convencional e
uniforme, é realmente corajoso descobrir que você é um indivíduo com mente e
gostos individuais em arte” (p. 12). Seu ensinamento faz refletir sobre
os sons que são produzidos no meio ambiente estimulando assim a percepção
auditiva. Neste contexto pretende-se por meio de
atividades práticas que desenvolva percepção, sensibilidade nos jovens com aula
de apreciação, observação através da visão, audição e execução com
atividades que estimulem a criatividade do aluno em sala, de forma que este o
aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e
reflexivo ao trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam
pensar nas atividades a ser desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.