quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Feliz dia dos professores.




15/10/2014

Feliz dia dos professores. 

Feliz Dia dos Professores!





Dia do Professor (música: Ao Mestre Com Carinho).




 Um homenagem ao dia dos professores. 








Músicas do Professor Feliz





Rubem Alves - A Escola Ideal - o papel do professor





4 Pilares da Educação: 1º Pilar - Aprender a Aprender - Rubem Alves






Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de Música
Licenciatura em Música à Distância
Estágio Supervisionado em Música 3
Turma: Estágio Supervisionado em Música 4
Aluno: Jesus Pedro Frias Paiva
Número da matrícula: 110044894
Polo: Anápolis
Série: 8º
Período: 2°/2014
Instituição de atuação: Instituto Educação de Goiás-Ieg - Setor Leste Vila Nova, localizado na Av Anhanguera, Q 71, 1630, Setor Leste Vila Nova, Goiânia.
Nome da professora de música cooperante: Ana Cláudia Ferreira do Nascimento.
Turno Vespertino: Quinta-feira turma do 9º ano B. Horário primeira aula de 13h50 às 14h40. Segunda aula 14h40mim as 15h30mim.
Turma com 21 meninos e 29 meninas. Faixa de idade 13 a 16 anos.
Período de estágio: 15/09/2014 – 20/10/2014
Total de horas: O estágio terá uma jornada de atividade de 2 h semanais.  

Prática docente e reflexões teóricas Aulas 9 e 10. 
Observar a interação social entre os alunos através do trabalho individual e em grupo e interesse na execução das atividades propostas.



DO LADO DE CÁ


Chimarrut’s

Se a vida às vezes dá uns dias de segunda e cinzas
E o tempo tic taca devagar
Ponha o seu melhor vestido, brilha o teu sorriso
Vem pra cá, vem pra cá

Se a vida muitas vezes só chuvisca, só garoa
E tudo não parece funcionar
Deixe esse problema a toa, pra ficar na boa
Vem pra cá

Do lado de cá, a vida é bonita
A maré é boa de provar
Do lado de cá, eu vivo tranqüila
E o meu corpo dança sem parar
Do lado de cá, tem musica, amigos e alguém pra amar
Do lado de cá, do lado de cá (2x)

A vida é agora, vê se não demora
Pra recomeçar,
É só ter vontade de felicidade,
Pra pular.

(Refrão 1x)


Para que ensinar o que estou propondo: desenvolver a percepção, sensibilidade nos jovens com aula de apreciação, observação através  da visão, audição e execução com atividades que estimulem a criatividade do aluno em sala.

Como ensinar: Desenvolver por meio da apreciação de vídeos sobre várias épocas do Rock brasileiro a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação motora e memória.

Como meu aluno pode aprender:  Que o aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e reflexivo ao  trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar nadas atividades a ser desenvolvidas.

Como avalio essas aprendizagens.
Avaliação de forma qualitativa observando os progressos dos alunos em cada aula de forma diagnóstica, pontuais e formativas observando os seguintes itens: Assimilação dos conteúdos propostos em sala de aula;          Crescimento dos alunos na assimilação do conteúdo apresentado.           Observar a interação social entre os alunos através do trabalho individual e em grupo e interesse na execução das atividades propostas. Realizada a partir dos trabalhos dos alunos e da participação na aula. Participação nas aulas. Anotações no caderno.   Debate, capacidade de argumentação, dúvida, interação aluno/professor. Envolvimento, colaboração, atenção, Resolução das atividades propostas.

Reflexão sobre o conteúdo estudado
O conteúdo é exposto de forma gradativa, é explicado com detalhes sobre como fazer e executar, sempre começo pelo mais simples, um assunto ou prática que o aluno já tem um maior domínio ex: um aluno que tem uma boa execução rítmica começou por essa etapa, pois assim o aluno sente-se confiante para passar para a próxima etapa que será mais trabalhosa, ou de um grau de dificuldade maior.
Relação do conteúdo com o contexto

            Segundo Schafer  (2011)  “ouvir música é uma experiência profundamente pessoal, e hoje, com a sociedade caminhando para o convencional e uniforme, é realmente corajoso descobrir que você é um indivíduo com mente e gostos individuais em arte” (p. 12).  Seu ensinamento faz refletir sobre os sons que são produzidos no meio ambiente estimulando assim a percepção auditiva.       Neste contexto pretende-se por meio de atividades práticas que desenvolva percepção, sensibilidade nos jovens com aula de apreciação, observação através  da visão, audição e execução com atividades que estimulem a criatividade do aluno em sala, de forma que este o aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e reflexivo ao  trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar nas atividades a ser desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.