Estagio IV.
Aulas
desenvolvidas durante o estagio IV.
Semana de 6 outubro -
12 outubro
Os alunos durantes as aulas aprenderam sobre a
história do Rock brasileiro a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva,
coordenação motora e memória durante o trabalho individual, prática em conjunto
em sala de aula, mais trabalhos em grupos.
Prática docente e
reflexões teóricas
Ensaio das músicas
escolhidas pelos alunos em sala.
Práticas Docentes - Aulas
9 e 10
Apresentação grupos de
alunos em sala.
1) Para que ensinar o que estou
propondo?
Desenvolver
o trabalho em conjunto, a interação social, a percepção rítmica, e o gosto
musical do aluno, procurando conhecer o contexto histórico da história do Rock
Brasileiro.
Durantes
estas semanas que se passaram as aulas foram:
Apreciação
de vídeos e atividade prática que envolva música. Reprodução da celular do
rock. Criação de grupos para uma
performance de uma música do Rock Brasileiro, a escolha do aluno.
Desperta
atividades em conjunto por meio de uma canção do rock ou criar uma música em
conjunto com a celular rítmica do rock.
Execução
com atividades que estimulem a criatividade do aluno em sala.
2) Como ensinar?
O estagio
proporcionar ao futuro professor a aprender a lidar com questões imprevistas na
escola que são:
Agendamento
com a coordenação da escola do material que vai auxiliar na didática dos
alunos.
Aprender
a trabalhar com turmas com um grande número de alunos, como desperta o gosto
musical, na turma.
Aprender
com os erros cometidos ao desenvolver uma aula, observando o que deu certo, o
que deu errado.
Uma turma
de 40 alunos não é fácil manter a concentração de todos, eles começam a
conversar paralelamente, ficam querendo expressar suas opiniões todos ao mesmo
tempo, querem receber o material de apoio, se falta o material de apoio já
dificulta a aula quando o aluno vê um instrumento de percussão, já ficam
curiosos e motivados a tocar, e começa o tumulto, todos pedem ao mesmo tempo
para tocar o instrumento.
3) Como meu aluno pode aprender?
O aluno aprende
a desempenhar o senso critico e reflexivo ao trabalhar em sala os
conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar.
4) Como avalio essas aprendizagens?
Crescimento
dos alunos na assimilação do conteúdo apresentado.
Observar a interação social entre os alunos
através do trabalho individual e em grupo e interesse na execução das
atividades propostas. Realizada a partir dos trabalhos dos alunos e da
participação na aula. Participação nas aulas
Envolvimento,
colaboração, atenção, Resolução das atividades propostas.
Como
estagiário aprendo que o professor de música tem um grande desafio pela frente,
aprender a trabalhar com turmas grandes, procurando dominar o que irá ensinar
fazer planejamentos sempre e procurar estudar seu planejamento. Aprender a ouvir os coordenadores, pais de
alunos, alunos, com relação ao que foi bom e o que não deu certo como fazer
para melhorar o ensino de música que vai ser passado para o aluno, qual o
objetivo que o professor que alcançar na aula de música.
De acordo
com Regina Barros Leal, ao comentar sobre “Planejamento de ensino”:
peculiaridades significativas, (Universidade de Fortaleza, Brasil) afirma
“Planeja é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão
e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma ação,
quer seja em um nível micro, que seja no nível macro”.
(5) Reflexão sobre o conteúdo estudado
O
conteúdo é exposto de forma gradativa, desenvolver no aluno o trabalho em
grupo.
6) Relação do conteúdo com o
contexto
Segundo Schafer (2011) “ouvir música é uma experiência
profundamente pessoal, e hoje, com a sociedade caminhando para o convencional e
uniforme, é realmente corajoso descobrir que você é um indivíduo com mente e
gostos individuais em arte” (p. 12).
Desenvolver a percepção, sensibilidade nos jovens
atividades em grupo através apresentação em conjunto. Execução com atividades
que estimulem a criatividade do aluno em sala, de forma que este o aluno
aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e
reflexivo ao trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam
pensar através de atividades a ser desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.