sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Estagio IV. Relatório de estagio em música Unb.

Estagio IV.
Aulas desenvolvidas durante o estagio IV.

Semana de 6 outubro - 12 outubro
Os alunos durantes as aulas aprenderam sobre a história do Rock brasileiro a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação motora e memória durante o trabalho individual, prática em conjunto em sala de aula, mais trabalhos em grupos.

Prática docente e reflexões teóricas
Ensaio das músicas escolhidas pelos alunos em sala.
Práticas Docentes - Aulas 9 e 10
Apresentação grupos de alunos em sala.
1) Para que ensinar o que estou propondo?
            Desenvolver o trabalho em conjunto, a interação social, a percepção rítmica, e o gosto musical do aluno, procurando conhecer o contexto histórico da história do Rock Brasileiro.
            Durantes estas semanas que se passaram as aulas foram:
Apreciação de vídeos e atividade prática que envolva música. Reprodução da celular do rock.  Criação de grupos para uma performance de uma música do Rock Brasileiro, a escolha do aluno.
            Desperta atividades em conjunto por meio de uma canção do rock ou criar uma música em conjunto com a celular rítmica do rock. 
Execução com atividades que estimulem a criatividade do aluno em sala.

2) Como ensinar?
O estagio proporcionar ao futuro professor a aprender a lidar com questões imprevistas na escola que são:
Agendamento com a coordenação da escola do material que vai auxiliar na didática dos alunos.
Aprender a trabalhar com turmas com um grande número de alunos, como desperta o gosto musical, na turma.
Aprender com os erros cometidos ao desenvolver uma aula, observando o que deu certo, o que deu errado.
Uma turma de 40 alunos não é fácil manter a concentração de todos, eles começam a conversar paralelamente, ficam querendo expressar suas opiniões todos ao mesmo tempo, querem receber o material de apoio, se falta o material de apoio já dificulta a aula quando o aluno vê um instrumento de percussão, já ficam curiosos e motivados a tocar, e começa o tumulto, todos pedem ao mesmo tempo para tocar o instrumento.
3) Como meu aluno pode aprender?
O aluno aprende a desempenhar o senso critico e reflexivo ao  trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar.

4) Como avalio essas aprendizagens?
Crescimento dos alunos na assimilação do conteúdo apresentado.          
 Observar a interação social entre os alunos através do trabalho individual e em grupo e interesse na execução das atividades propostas. Realizada a partir dos trabalhos dos alunos e da participação na aula. Participação nas aulas
Envolvimento, colaboração, atenção, Resolução das atividades propostas.
Como estagiário aprendo que o professor de música tem um grande desafio pela frente, aprender a trabalhar com turmas grandes, procurando dominar o que irá ensinar fazer planejamentos sempre e procurar estudar seu planejamento.  Aprender a ouvir os coordenadores, pais de alunos, alunos, com relação ao que foi bom e o que não deu certo como fazer para melhorar o ensino de música que vai ser passado para o aluno, qual o objetivo que o professor que alcançar na aula de música.
De acordo com Regina Barros Leal, ao comentar sobre “Planejamento de ensino”: peculiaridades significativas, (Universidade de Fortaleza, Brasil) afirma “Planeja é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma ação, quer seja em um nível micro, que seja no nível macro”.
(5) Reflexão sobre o conteúdo estudado
O conteúdo é exposto de forma gradativa, desenvolver no aluno o trabalho em grupo.
6) Relação do conteúdo com o contexto
            Segundo Schafer  (2011)  “ouvir música é uma experiência profundamente pessoal, e hoje, com a sociedade caminhando para o convencional e uniforme, é realmente corajoso descobrir que você é um indivíduo com mente e gostos individuais em arte” (p. 12).

            Desenvolver a percepção, sensibilidade nos jovens atividades em grupo através apresentação em conjunto. Execução com atividades que estimulem a criatividade do aluno em sala, de forma que este o aluno aprenda a ser um indivíduo que aprenda a desempenhar o senso critico e reflexivo ao  trabalhar em sala os conteúdos e conceitos que lhe permitam pensar através de atividades a ser desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.