Universidade de
Brasília
Instituto de Artes -
Departamento de Música
Licenciatura em
Música à Distância
Estágio
Supervisionado em Música 3
Turma: Estágio
Supervisionado em Música 4
Autora: Cristina
Grossi
Revisão e Supervisão:
Delmary Vasconcelos de Abreu
Tutor: Jordanna
Vieira Duarte
Aluno: Jesus Pedro
Frias Paiva
Número da matrícula:
110044894
Polo: Anápolis
Série: 8º
Período: 2°/2014
Estagio IV.
5ª e 6ª aula.
Data: 02/10/2014
Neste dia os alunos tiveram uma aula
de apreciação musical. Para esta aula acontecer tivemos auxilio dos materiais
didáticos ou recursos didáticos que foram necessários para que os alunos pudessem
assistir documentários sobre o Rock e vídeos de banda de rock.
1. TEMA DA AULA
História do Rock brasileiro.
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Apreciação
por vídeos da história do Rock brasileiro.
3. REPERTÓRIO
A História do Rock Brasileiro - Parte Primeira
50 Anos do Rock Brasileiro - Anos 90 e 2000 Parte 4
RPM ALVORADA VORAZ 1987 A MELHOR VERSÃO AOS EFEITOS DE UM
VIDEO CLIP
Os
Paralamas do Sucesso - Alagados (Fantástico - 1986)
BLITZ - A DOIS PASSOS DO PARAISO - COM LEGENDAS
Engenheiros do Hawaii - Infinita Highway - Globo de Ouro
(1988)
Vídeo apreciado em sala de aula.
Eduardo e Mônica (Clipe)
Legião Urbana - Faroeste Caboclo (Ao Vivo 1994) RJ
Legião Urbana - Será
Legião Urbana - Que país é esse? (Clipe Oficial)
Reflexão
5ª e 6ª aula.
Durante
esta aula os alunos puderam apreciar a história do Rock nos anos de 1950 até a
atualidade. Na segunda aula os alunos ensaiaram a música “Será” do compositor
Renato Russo, através de apreciação de audiovisual, com o auxilio de uma
partitura que trazia como guia a letra da música.
De
acordo com Keith Swanwick em sua entrevista a revista “Nova Escola” comenta
sobre o ensino de música nas escolas e afirma Swanwick.
“As aulas devem colaborar para que jovens e crianças
compreendam a música como algo significativo na vida de pessoas e grupos, uma
forma de interpretação do mundo e de expressão de valores, um espelho que
reflete sistemas e redes culturais e que, ao mesmo tempo, funciona como uma
janela para novas possibilidades de atuação na vida”. Swanwick.
“Música na escola : Dá Pra Fazer”
De acordo com Keith
Swanwick (2003, p. 54) em seu livro “Ensinando musicalmente” cita. “Os caminhos
de crianças e adultos são igualmente muitos e variados. Os sistemas
Educacionais têm de reconhecer essa diversidade. As pessoas se tornam
musicalmente engajadas quando olham a atividade como significativa e
autêntica”.
CLASP
Referência Bibliográfica.
Swanwick, Keith.
Ensinando musicalmente/ Keith Swanwick, tradução de
Alda oliveira e Cristina Tourinho – São Paulo: Moderna, 2003. Título original:
Teaching music musically Bibliografia. 1 Música – Estudo e ensino 2 Música –
Teoria 1 Título.
Keith Swanwick fala sobre o ensino de música nas
escolas. Revista Nova Escola. Disponível em < http://revistaescola.abril.com.br/arte/fundamentos/entrevista-keith-swanwick-sobre-ensino-musica-escolas-instrumento-musical-arte-apreciacao-composicao-529059.shtml>
Acesso em 05/10/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.