domingo, 5 de outubro de 2014

Estagio IV. 5ª e 6ª aula. Universidade de Brasília

Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de Música
Licenciatura em Música à Distância
Estágio Supervisionado em Música 3
Turma: Estágio Supervisionado em Música 4
Autora: Cristina Grossi
Revisão e Supervisão: Delmary Vasconcelos de Abreu
Tutor: Jordanna Vieira Duarte
Aluno: Jesus Pedro Frias Paiva
Número da matrícula: 110044894
Polo: Anápolis
Série: 8º 
Período: 2°/2014

Estagio IV.
5ª e 6ª aula.
Data: 02/10/2014
                Neste dia os alunos tiveram uma aula de apreciação musical. Para esta aula acontecer tivemos auxilio dos materiais didáticos ou recursos didáticos que foram necessários para que os alunos pudessem assistir documentários sobre o Rock e vídeos de banda de rock.
1.            TEMA DA AULA
História do Rock brasileiro.



2.            CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
•             Apreciação por vídeos da história do Rock brasileiro.
3. REPERTÓRIO

A História do Rock Brasileiro - Parte Primeira


50 Anos do Rock Brasileiro - Anos 90 e 2000 Parte 4


RPM ALVORADA VORAZ 1987 A MELHOR VERSÃO AOS EFEITOS DE UM VIDEO CLIP


Os Paralamas do Sucesso - Alagados (Fantástico - 1986)



BLITZ - A DOIS PASSOS DO PARAISO - COM LEGENDAS



Engenheiros do Hawaii - Infinita Highway - Globo de Ouro (1988)


Vídeo apreciado em sala de aula.
Eduardo e Mônica (Clipe)

Legião Urbana - Faroeste Caboclo (Ao Vivo 1994) RJ

Legião Urbana - Será


Legião Urbana - Que país é esse? (Clipe Oficial)


Reflexão 5ª e 6ª aula.

            Durante esta aula os alunos puderam apreciar a história do Rock nos anos de 1950 até a atualidade. Na segunda aula os alunos ensaiaram a música “Será” do compositor Renato Russo, através de apreciação de audiovisual, com o auxilio de uma partitura que trazia como guia a letra da música.
            De acordo com Keith Swanwick em sua entrevista a revista “Nova Escola” comenta sobre o ensino de música nas escolas e afirma Swanwick.
“As aulas devem colaborar para que jovens e crianças compreendam a música como algo significativo na vida de pessoas e grupos, uma forma de interpretação do mundo e de expressão de valores, um espelho que reflete sistemas e redes culturais e que, ao mesmo tempo, funciona como uma janela para novas possibilidades de atuação na vida”. Swanwick.
“Música na escola : Dá Pra Fazer”


De acordo com Keith Swanwick (2003, p. 54) em seu livro “Ensinando musicalmente” cita. “Os caminhos de crianças e adultos são igualmente muitos e variados. Os sistemas Educacionais têm de reconhecer essa diversidade. As pessoas se tornam musicalmente engajadas quando olham a atividade como significativa e autêntica”.

CLASP


Referência Bibliográfica.

Swanwick, Keith.
Ensinando musicalmente/ Keith Swanwick, tradução de Alda oliveira e Cristina Tourinho – São Paulo: Moderna, 2003. Título original: Teaching music musically Bibliografia. 1 Música – Estudo e ensino 2 Música – Teoria 1 Título.
Keith Swanwick fala sobre o ensino de música nas escolas. Revista Nova Escola. Disponível em < http://revistaescola.abril.com.br/arte/fundamentos/entrevista-keith-swanwick-sobre-ensino-musica-escolas-instrumento-musical-arte-apreciacao-composicao-529059.shtml> Acesso em 05/10/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.