quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A aula de música.

A aula de música.

A aula de música pode contemplar a música do aluno? De que forma? Como?
A música deve envolver o aluno de forma que desenvolva nele o interesse em aprender e se aprofundar no estudo da música. Ao colocar uma música para os alunos ouvirem devemos trabalhar com eles o que a música transmite, por meio de sua linguagem. A música deve ser de acordo com a faixa etária da turma, para que haja uma interação no grupo de acordo com o gosto música da turma.


Durante essa aula o aluno poderá percebe o que a música pode transmitir som triste, alegres, melodias com sons fortes, ou piano, crescendo ou diminuindo, os valores das figuras musicais.


 O aluno vai conhecer como é feita a música e que símbolos são usados para escrever uma partitura. Os valores das figuras, com seus respectivos tempo. O aluno passara a conhecer os valores das notas musicais. O professor deve cantar uma música na aula. Essa música devera se escolhida de acordo com a faixa etária da turma. Quando o aluno se movimenta, pular, brincar, bate palma ou estalos, vai desenvolve a coordenação motora, e se interessam mais na aula, porque estará vendo todos participam de forma colaborativa.


O professor deve desenvolver atividades de maneira que seus alunos aprendam sozinhos e em grupo. Esse aprendizado pode ser por meios de jogos educativos ou cantigas de roda, folclóricas.  A criança de 8 anos, jovens e adultos devem criar canções, e não ficarem cantando apenas as músicas do seu cotidiano, assim estará desenvolvendo a criação por meio de atividades em grupos. A aula de apreciação musical pode ser com instrumentos de percussão em que possa ser mostrado varias formas rítmicas, como o samba, baião, o xote, forro, xaxado, etc... Incentivar os alunos a assistirem espetáculos de circo, teatro, concertos de coral, bandas, orquestra.  Na aula devemos usar todas as ferramentas que temos, caso a escola tenha uma sala com internet, procurar mostrar vídeos, de música ou jogos educativos musicais. O professor deve está atento à faixa de idade em que ira dá aula, e escolher a estratégias que vai trabalhar o conteúdo de música na aula. 




A turma pode ser dividida em grupos, onde daremos um nome a cada grupo. O Definir os grupos em letras A, B, C, D. Os alunos poderiam criar uma música, podendo cantar ou fazer uma sequencia de palmas, ou estalos nos dedos de forma que o grupo possa executara o tema, da letra A, fazer uma improvisação diferente na letra B, e volta ao tema A, em seguida uma composição diferentes, que poderá ser cantada ou tacada na letra B, e volta novamente para o tema, letra A, toca outro improviso na C, volta para o tema da letra A, toca o improviso na letra D e volta par ao tema A. E assim desenvolver uma atividade em grupo.



A educação está em fase de desenvolvimento, com o avanço tecnológico o professor pode incentivar a pesquisa, por meio da internet, e torna a aprendizagem mais importante por meio de um processo que desenvolver o conhecimento do aluno, a todo o momento.



A aula pode partir das experiências e vivências do cotidiano do aluno, e depois aos poucos incorpora o ensino da música forma.


Sugestão de criação musical.

Ex. Seção A

Eu vou cantar a escala, a escala eu vou cantar.

Vamos todos aprender.

O som das notas gravar.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.



Seção B

Um, dois, três, quatro.

Tá, tá, tá, tá.

Eu sei, eu sei.

Sim eu vou gravar

O dó na escala é a primeira a gravar.


.Seção A

Eu vou cantar a escala, a escala eu vou cantar.

Vamos todos aprender.

O som das notas gravar.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.


Seção C


Vamos todos levantar e bater palmas no ar

Para juntos aprendermos

O ritmo da música grava.


Seção A

Eu vou cantar a escala, a escala eu vou cantar.

Vamos todos aprender.

O som das notas gravar.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.


Seção D

Vamos aprender a concentrar.

E em casa estudar

O nome das notas

Que é para um instrumento tocar.

Seção A

Eu vou cantar a escala, a escala eu vou cantar.

Vamos todos aprender.

O som das notas gravar.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.

 Referências Bibliográficas:
Barbatuques Vídeo: Barbatuques e o trabalho com as crianças; Disponivel em:  http://www.youtube.com/watch?v=x0S5CzbcOLA&feature=related acesso em 21/12/2011

RicardoVictorG vídeo: Trecho da aula de música do Tio Ricardo. Projeto Fonomusicoterapia. Música e Fonoaudiologia na Escola GAMA "Comecinho de Vida : Disponivel em http://www.youtube.com/watch?v=UmiMzaSHp1g acesso em 21/12/2011
Gomez, Carlos Ruben Vídeo: Un método práctico para leer figuras musicales con palabras comunes.  01_Como leer música (Figuras) por Carlos Ruben Gomez: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=FrDKKA-dSns&feature=related acesso em 21/12/201
FR4NK1BMX  vídeo: Treball de la forma sonata. Fet per Francesc Mompió Gallart (3A) IES Font del Ferro (Palafolls): Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=t0vk26RL1lw acesso em 21/12/2011
Teoriamusicalccb vídeo: Escalas Diatônicas Modo Maior - CCB Teoria Musical: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=3uErVAI9f64 acesso em 21/12/2011
Aula de música deyvidedumusical vídeo: Aula de Música para Idosos da Igreja Batista de Jales. Os alunos Deyvidi, Fernanda, Elton e Ricardo realizaram um trabalho envolvendo Musicalização e Canto Coral com o grupo da Melhor Idade da Igreja Batista da Cidade de Jales: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=-pc3L8-dPFo acesso em 21/12/2011.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.